quarta-feira, 11 de setembro de 2013

O LOBO ATACA





Deixem nossa arte em paz


Nota Oficial - Esclarecimento sobre reportagem do Programa Mais Você
Em relação à reportagem “Balão ecologicamente correto: 100% seguro e garantia de diversão!”, veiculada hoje, nove de setembro, no programa Mais Você, da Rede Globo de Televisão, este Centro esclarece o seguinte:

A soltura de balões, mesmo aqueles sem fogo, representa um real perigo para a aviação. Por voar sem controle direcional no espaço aéreo utilizado por aeronaves, os balões oferecem risco à navegação aérea devido à possibilidade de ocorrer uma colisão deste tipo de artefato com as aeronaves.





Dependendo da velocidade da aeronave e da massa do balão, o choque pode ocasionar até mesmo a queda do avião. Por exemplo, se um balão de 15 kg, que é um balão pequeno, colidir com um avião que esteja voando a uma velocidade de 300 km/h, o impacto será da ordem de três toneladas e meia, o que poderá causar um acidente de grandes proporções.

Segundo dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), órgão subordinado ao Comando da Aeronáutica, somente em 2013 foram relatadas, por pilotos e controladores de tráfego aéreo, 107 situações de risco envolvendo balões entre o Rio de Janeiro e São Paulo.

Cabe destacar que essa atividade pode ser enquadrada como atentado contra a segurança do transporte aéreo, conforme previsto no artigo 261 do Código Penal Brasileiro, por expor a perigo aeronave ou envolver ato que tende a impedir ou dificultar a navegação aérea.

Brasília, 9 de setembro de 2013
Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica




         Nossa opinião 




        Humberto Pinto Cel



3 comentários:

  1. O Brasil está nessa situação caótica agora estou entendendo o porquê. Imaginava eu que um oficial general possuísse condições de avaliar e decidir o melhor, mas pelo visto não é isso que encontramos no bojo desta nota assinada pelo Brigadeiro. Documento vazio de argumentos consistentes, baseando-se em situações hipotéticas e divorciado da realidade e de fundamentos da física. Uma pena. Uma infelicidade. Não sei onde vamos parar. Não sei o que será de nós. Não sei o que será do Brasil.

    ResponderExcluir
  2. O Brasil está nessa situação caótica agora estou entendendo o porquê. Imaginava eu que um oficial general possuísse condições de avaliar e decidir o melhor, mas pelo visto não é isso que encontramos no bojo desta nota assinada pelo Brigadeiro. Documento vazio de argumentos consistentes, baseando-se em situações hipotéticas, divorciado da realidade, de fundamentos da física e do espírito da legislação penal. Uma lástima. Uma infelicidade. Não sei onde vamos parar. Não sei o que será de nós. Não sei o que será do Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Esse cidadão deveria ter uma aula de física e mostrar a ele os vídeos da competição de aviões da Redbul que teve não só no RJ como também no mundo, onde muitos aviões destruíram os cones (muito mais fortes que os papeis) e sem causar si quer um arranhão nos frágeis aviões.

    ResponderExcluir