segunda-feira, 27 de setembro de 2010

UM MOMENTO BREVE


ESTÁ NAS ESTRELAS

Um encontro que não esqueço...  Para você meditar.

Afinal, quantos são vocês?

Perguntou um repórter para eu numa entrevista sobre balão – balão junino e Festas Juninas, realizada na minha residência, para o jornalismo da TV GLOBO, logo após o advento do Art. 42 da Lei 9.605/98 e a criação da Sociedade Amigos do Balão, entidade formada numa clara declaração de resistência ao ato de agressão à cultura popular da nossa gente.


Então, perguntei-lhe se já havia olhado para o céu, de noite, e tentado contar as estrelas e respondi, sem titubear, o que já estava na ponta da língua: - “Somos quanto as estrelas no Céu”.

        Pelo semblante do meu interlocutor senti que ele não esperava aquele tipo de resposta...         E a conversa continuou sendo gravada por mais alguns minutos, atendendo a todas as curiosidades do entrevistador.

        Aí percebi a perda da liberdade e por paradoxal, pela artimanha legislativa, apoiado no sofisma da modernidade e em nome da paz social.

        Pela porta da frente e com arrogância nos tiravam o balão, o rito das Festas Juninas, a alegria e harmonia das famílias e pela porta dos fundos insinuavam com a violência.

        Talvez fossemos, naquele momento, os primeiros a pressentir a sanha dos ditadores.

        A Constituição de 1988, Constituição Cidadã, que, diga-se de passagem, consagra as garantias fundamentais e contempla as coisas do povo, isto é: a arte, o folclore e a cultura, estava desonrada.      

        Será difícil conceituar liberdade?  É, parece que liberdade tem bilhões de sensações e definições, cada qual entendendo a sua maneira.

Pois é, no momento em que o legislativo de Brasília, em 1998, proibia o balão – balão junino, das Festas Juninas... Das famílias... Da liberdade, sentimos o peso da opressão. Aí, gritamos: – “liberdade”! E ninguém gritou conosco... E o nosso grito murchou, mas começou a ecoar... Já... A partir da SAB.

        Agora, passados mais de dez anos, outros gritam por “outras” liberdades que estão sendo ameaçadas. 

Ei!  Ei! – “Vocês aí”... - “Nós gritamos primeiro: - liberdade”! – “E vocês não ouviram”? – “Não acudiram”?

        E os outros se reúnem, se mobilizam, e se manifestam dizendo que as suas liberdades estão ameaçadas e que as suas liberdades são mais importantes.  E apontam os algozes das suas liberdades.

        Ora, “pau que dá em Chico dá em Francisco”, diz o vulgo.

        Mas, o ser humano é indizível e a liberdade é una e indivisível, apenas uma faculdade privativa da personalidade e por isso é um direito indisponível.

Uma lição que não deve ser esquecida:
“Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei. No terceiro dia, vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..." - Martin Niemöller, 1933.



Humberto Pinto  Cel


Nenhum comentário:

Postar um comentário