sábado, 4 de dezembro de 2010

A LUZ DA PAZ... ILUMINA








           
        Enquanto no Brasil se apostam nas coisas que desagregam, que degradam, que sujam as mentes e os corpos com porcarias, em outros países floresce e prosperam as práticas da arte, essenciais ao desenvolvimento da pessoa e à convivência.



        O lazer é uma das atividades fundamentais da liberdade e está expresso nos tratados dos direitos humanos...

Artigo 27° da DUDH

Toda a pessoa tem o direito de tomar parte livremente na vida cultural da comunidade, de fruir as artes e de participar no progresso científico e nos benefícios que deste resultam.
Todos têm direito à proteção dos interesses morais e materiais ligados a qualquer produção científica, literária ou artística da sua autoria.

       
        A direita e abaixo flagrantes de Festival de balões em Myanmar, antiga Birmânia. 




       
        A propósito, citamos a frase atribuída ao Imperador Vespasiano, em que fica definido o registro da máxima:


Ao Povo, Pão e Circo






        E os governos que descuidam das coisas do povo tendem ao desapreço.


        Ainda, para mais ilustrar essa constatação, citamos Montesquieu que diz:

"Se pudesse fazer com que todos tivessem novas razões para apreciar seus deveres, seu príncipe, sua pátria, suas leis, que pudessem melhor sentir sua felicidade em cada país, em cada governo, em cada posto em que nos encontramos, acreditar-me-ia o mais feliz dos mortais.
Se pudesse fazer com que os que comandam aumentassem seu conhecimento sobre o que devem prescrever e os que obedecem encontrassem um novo prazer em obedecer, acreditar-me-ia o mais feliz dos mortais.
Acreditar-me-ia o mais feliz dos mortais se pudesse fazer com que os homens se pudessem curar de seus preconceitos. Entendo por preconceito, não o que faz com que ignoremos certas coisas, mas o que faz com que ignoremos a nós próprios”.
Montesquieu (1689, 1755)



        Humberto Pinto Cel

Nenhum comentário:

Postar um comentário