Enquanto no Brasil se apostam nas coisas que desagregam, que degradam, que sujam as mentes e os corpos com porcarias, em outros países floresce e prosperam as práticas da arte, essenciais ao desenvolvimento da pessoa e à convivência.
O lazer é uma das atividades fundamentais da liberdade e está expresso nos tratados dos direitos humanos...
Artigo 27° da DUDH
Toda a pessoa tem o direito de tomar parte livremente na vida cultural da comunidade, de fruir as artes e de participar no progresso científico e nos benefícios que deste resultam.
Todos têm direito à proteção dos interesses morais e materiais ligados a qualquer produção científica, literária ou artística da sua autoria.
Todos têm direito à proteção dos interesses morais e materiais ligados a qualquer produção científica, literária ou artística da sua autoria.
A direita e abaixo flagrantes de Festival de balões em Myanmar, antiga Birmânia.
A propósito, citamos a frase atribuída ao Imperador Vespasiano, em que fica definido o registro da máxima:
E os governos que descuidam das coisas do povo tendem ao desapreço.
Ainda, para mais ilustrar essa constatação, citamos Montesquieu que diz:
Se pudesse fazer com que os que comandam aumentassem seu conhecimento sobre o que devem prescrever e os que obedecem encontrassem um novo prazer em obedecer, acreditar-me-ia o mais feliz dos mortais.
Acreditar-me-ia o mais feliz dos mortais se pudesse fazer com que os homens se pudessem curar de seus preconceitos. Entendo por preconceito, não o que faz com que ignoremos certas coisas, mas o que faz com que ignoremos a nós próprios”.
Montesquieu (1689, 1755)
Nenhum comentário:
Postar um comentário