sábado, 9 de abril de 2011

O DILEMA DO SÉCULO XXI

       


        No Brasil, volto a dizer:

A violência instalada, com todos os seus ativos presentes: a desqualificação da política, a exaltação das degenerações de comportamento, o avanço das drogas, a instituição do sexo livre (animal), a promiscuidade gerada, a prostituição prematura e a corrupção dos costumes formam o caldo de cultura propício para o desarranjo social. 

        Em oposição a esse quadro de misérias morais, pela lei, proíbem-se os entretenimentos culturais, inibem-se os fatores de coesão social e cerceiam-se as liberdades.

        Assim, a família sofre e perde suas defesas naturais e as pessoas, perplexas, contemplam os efeitos desse caos.






        A alegria cede espaço para a tristeza e o desgosto.



Copa Ícaro, França, 2010


       
        Como resultado desse processo deletério as tragédias do dia a dia se avolumam e são propagadas e, de formas jamais ocorridas na história dos seus quinhentos anos de existência, aterrorizam e enlutam a gente brasileira.

        Todos esses sinais sinalizam para a luta final da Humanidade.

        Matéria versus espírito parece ser a guerra derradeira dos seres humanos. O ciclo das guerras entre nações parece estar esgotado. A nova versão é a luta que se trava em cada ser. Seus dois componentes, corpo e alma, estão em conflito, estão em desequilíbrio. Sim, o mal e o bem, frente a frente! Aquele que estiver com a verdade vencerá!


   
                          UOL 8abr2011 – menina, com rosa, homenageia coleguinha morta na escola.


        Aristóteles, pensador grego, é visto como uma das figuras mais importantes e um dos fundadores da filosofia ocidental. Ao escrever "filosofia primeira" ou "teologia" pressentiu que o homem, finalmente, iria se libertar da escravidão da matéria.
       
"Metafísica" é o título de uma obra de Aristóteles composta por quatorze livros sobre filosofia geral. Uma hipótese bastante difundida atribui ao peripatético Andrônico de Rodes (século I a.C.) a iniciativa de chamar esse conjunto de escritos de "Metafísica". Ao realizar a primeira compilação e sistematização dos escritos de Aristóteles, Andrônico o elencou depois dos oito livros que tratavam da Física, e os chamou de tà metà tà physiká biblia, ou seja, "os livros que estão após (os livros da) física". Desse modo, o título faria referência, sobretudo, à posição daqueles quatorze livros na classificação das obras de Aristóteles realizada por Andrônico.
O trabalho classificatório, no entanto, parece ter atendido a critérios temáticos. Os livros que compõem a Metafísica de Aristóteles tratam de questões mais gerais e mais abstratas que os da física, e de seres que transcendem o mundo empírico. Em vez de empregar o termo "metafísica", Aristóteles usava geralmente a expressão "filosofia primeira" ou "teologia" (por contraste com "filosofia segunda" ou "física") para fazer referência a esses assuntos. No entanto, a palavra "metafísica" acabou por se impor como denominação da ciência que, em conformidade com a filosofia primeira de Aristóteles, ocupa-se das realidades que estão além das realidades físicas.  Wikipédia – veja metafísica










     Platão e Aristóteles, de Raphael (Stanza della  Segnatura, Roma). Aristóteles é considerado o "pai" da metafísica. Um detalhe interessante da imagem que podemos observar são as mãos, tanto de Aristóteles, quanto de Platão, veja que a mão de Aristóteles esta voltada para baixo, representando sua crença em relação à realidade, e a mão de Platão para cima, ou seja, o mundo das ideias. Wikipédia



        Escrevo essas linhas para reflexão de cada um brasileiro, quem discordar apresente suas razões.
       
        Humberto Pinto Cel

Nenhum comentário:

Postar um comentário