sexta-feira, 22 de abril de 2011

OS DEZ MANDAMENTOS

ÊXODO

         20 Depois falou o senhor nêstes têrmos.  2 Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei do Egito, da casa da servidão. 3 Não terás deuses estrangeiros diante de mim. 4. Não farás para ti imagem de escultura, nem figura alguma de tudo que há em cima no céu, e do que há em baixo na terra, nem de coisa, que haja nas águas debaixo da terra. 5 Não as adorarás, nem lhes darás culto: porque eu sou o Senhor teu Deus, o Deus forte, e zeloso, que vinga a iniquidade dos pais nos filhos até à terceira, e quarta geração daqueles, que me aborrecem; 6 e que faz misericórdia até mil gerações àqueles, que amam , e que guardam os meus preceitos. 
          7 Não tomarás em vão o nome do Senhor teu Deus: porque o Senhor não terá por inocente aquele, que toma em vão o nome do Senhor seu Deus.
          8 Lembra-te de santificar o dia do sábado. 9 Trabalharás seis dias, e farás nêles tudo o que tens para fazer.  10 O sétimo dia porém é o dia do descanso consagrado ao Senhor teu Deus. Não farás nesse dia obra alguma, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem teu escravo, nem a tua escrava, nem a tua bêsta, nem o peregrino, que vive das tuas portas para dentro. 11 Porque o Senhor fêz em seis dias o céu e a terra, e tudo o que neles há, e descansou ao sétimo dia. Por isso o Senhor abençoou o dia sétimo, e o santificou.
          12 Honrarás a teu pai, e tua mãe, para teres uma vida dilatada sôbre a terra, que o Senhor teu Deus há de te dar.
          13 Não matarás.
          14 Não cometerás adultério.
          15 Não furtarás.
             16 Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
          17 Não cobiçarás a casa do teu próximo, não desejarás a sua mulher, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma, que lhe pertencer.



Wikipédia


(Texto extraído da BIBLIA SAGRADA - Edição Barsa - 1964 - publicada com a aprovação de sua Eminência Cardeal D. Jaime de Barros Câmara Arcebispo do Rio de Janeiro.   
        
          Humberto Pinto Cel



      

Nenhum comentário:

Postar um comentário