terça-feira, 22 de outubro de 2013

EM TEMPOS DE LIBERDADE



Portugal e Brasil na Arte dos Balões Juninos
 
 
francisco vilela

para mim
Amigo Humberto e leitores do Blog Balão Livre.
Junto envio o video "SÃO JOÃO BALOEIRO 2013"que está fazendo sucesso no seio da comunidade baloeira em Portugal.
São imagens da recente programação dos festejos/2013 do S. João na cidade do Porto, que engloba a visita e exposição de balões do artista brasileiro Paulo Paes, com a colaboração do baloeiro brasileiro Luciano Britto, do qual também colaborou no curso que deram a população do Porto, na construção dos balões sãojoaninos. O video também engloba a tentativa do lançamento de balões solares durante o dia e balões com fogo antes dos festejos de S. João pela cidade. Por ultimo, segue a apresentação na grande noite de S. João do Porto, com lançamento dos vários balões brasileiros, incluindo 100 balões bocudos nas cores de Portugal e Brasil, bem como alguns da Turma Lusa de Lisboa e Turma Arte Invicta do Porto. O destaque vai para a expressão no rosto das pessoas que assistiram e das que lançaram os diversos balões nesta cidade.
Considero ser este o melhor video de promoção em favor da nossa tradição do balão sãojoanino feito até hoje em Portugal.
O video pode ser visto através deste link



VIDEO SÃO JOÃO BALOEIRO 2013

Foi uma proposta de intercâmbio cultural internacional em torno de uma tradição que uniu Portugal e o Brasil, os Balões de São João.
Em residência, no espaço Maus Hábitos, o artista Paulo Paes e o mestre baloeiro Luciano Britto pensaram uma serie de atividades em torno da tradição dos balões, para desenvolver na cidade. Esta residência artística que contou com o apoio da Fundação Nacional de Arte - FUNARTE / Ministério da Cultura do Brasil e Secretaria de Estado da Cultura/ DGARTES, realizou uma exposição de trabalhos do artista plástico, Paulo Paes, intitulada PNEUMÁTICA, que reuniu várias peças -- balões de ar quente - de grande dimensão, cruzando o popular com o erudito, formas tradicionais e procedimentos experimentais numa identidade poética singular que foi acolhida no espaço "Maus Hábitos" na cidade do Porto.

PNEUMÁTICA - Exposição de Balões de São João de grandes dimensões; OFICINA ABERTA -- oficina experimental de construção de balões de ar quente, orientada pelo artista plástico Paulo Paes e pelo mestre baloeiro Luciano Britto; INTERVENÇÕES URBANAS - largadas de balões em praças do centro da cidade que decorreram durante as festividades do São João; uma Revoada, largada de 100 balões de 1 metro e 2 balões de 4,5m com mecha, e uma largada de 2 balões de 10 metros, um na noite e outro na manhã de S. João. Inclui tambem a participação de alguns balões da Turma Lusa de Lisboa e Turma Arte Invicta do Porto.

2 comentários: