terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

BLACK BLOC




O Tiro Que Saiu Pela Culatra
 
 
Black bloc (do inglês black, negro; bloc, agrupamento de pessoas para uma ação conjunta ou propósito comum, diferentemente de block: bloco sólido de matéria inerte) é o nome dado a uma tática de ação direta, de corte anarquista, empreendida por grupos de afinidade1 2 que se reúnem, mascarados e vestidos de preto, para protestar em manifestações de rua, utilizando-se da propaganda pela ação para desafiar o establishment e as forças da ordem. Black bloc é basicamente uma estrutura efêmera, informal, não hierárquica e descentralizada. Unidos, seus adeptos adquirem força suficiente para confrontar a polícia, bem como atacar e destruir propriedades privadas que representem a opressão gerada pelo capital.
As roupas e máscaras pretas - que dão nome à tática e visam garantir o anonimato dos indivíduos participantes, a igualdade entre eles e caracterizando-os, em conjunto, como um único e imenso "bloco"...

Os black blocs, à diferença de outros grupos anticapitalistas, realizam ataques diretos à propriedade privada, como forma de chamar a atenção para sua oposição ao que consideram símbolos do capitalismo - as corporações multinacionais e os governos que as apoiam. Wikipédia



Momento em que o rojão atingiu o cinegrafista da TV Bandeirantes Santiago Andrade - Rio de Janeiro - 6fev14.
 
 
        Os black bloc, no Brasil, acobertados, estão a serviço do socialismo/comunismo e no episódio que culminou na morte de Santiago Andrade a intenção era atingir policiais militares, presentes no controle de manifestantes contra o aumento da passagem de ônibus, na cidade do Rio de Janeiro. 
 
        Estes militantes, estimulados pelo discurso anticapitalista, têm atuado com desenvoltura a partir das manifestações de junho de 2013, sem estarem devidamente identificados por liderança político-partidária.
 
        Nesse momento de consternação BALÃO LIVRE solidariza-se com a família de Santiago Andrade, com todos os profissionais da Rede Bandeirantes de Informação e todos os seus diretores.
 
 
 
 
 
 
        Humberto Pinto Cel
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário