quinta-feira, 1 de maio de 2014

1 DE MAIO DE 2014




A Força da Tradição
 
 
        Há mais de trezentos anos de balão - balão junino - presentes nos céus do Brasil, uma manifestação popular notadamente nas Festas Juninas e de repente surge uma mentalidade repulsiva que aposta na extinção dessa cultura tão útil para o relacionamento das pessoas:
 
O Que Pensamos:
 
           1. Que o balão junino e suas versões modernas, herança cultural que nos foi legada pelos irmãos portugueses, é um fato social, arraigado à família e firmado pela tradição das nossas Festas Juninas, em louvor a Sto. Antônio, São João, São Manuel, São Pedro e Sant' Ana.
2. Que o balão junino, pela conjugação de engenho e arte, é útil, para a criança, para o jovem, para o adulto e para a família, pelas virtudes que infunde.
3. Que do balão junino derivam valores humanos e sociais, tais como: trabalho, arte, confraternização e solidariedade.
4. Que o balão junino possui todo um conteúdo altruísta, pois produz o Bem.
5. Que o balão junino é um instrumento de lazer, de entretenimento e de contentamento das pessoas e de permanente consentimento popular.
        6. Que o balão junino é fruto do pensamento do homem e das suas habilidades manuais e serve para a satisfação dos seus anseios e devaneios.
7. Que o balão junino é hoje uma legítima forma de expressão cultural do nosso povo, que o exercita a mais de 300 anos em nossas cidades e o mantém atualizado, aprimorado e pujante.
8. Que o balão junino é tradição.
9. Que o balão junino é arte.
10. Que o balão junino é "símbolo da humanidade”.
 
 
Conheça: Cartilha do Balão 

 
Agora veja: RJ TV

 




Humberto Pinto Cel
 
 

Um comentário:

  1. Há alguns anos a mídia vem propagando o medo e o pânico nas pessoas das mais variadas formas, com intuito de ficarem mais reclusas em suas casas vendo televisão.
    Infelizmente a polícia perdeu, com maus salários, má condição de trabalho, equipamentos, etc., a polícia fecha os olhos para o grande criminoso, ladrão, traficantes, etc. e vai de encontro ao baloeiro! A polícia se torna covarde, sabe que ali na soltura dificilmente encontrará uma pessoa armada, vendendo drogas, encontrará sim, pais com filhos, esposas, etc e depois vem na televisão dar entrevista com pinta de herói... Só se for herói da mídia nefasta e dessa população sem escolaridade cada vez mais fácil de ser manipulada... ACORDA BRASIL!!!!

    ResponderExcluir