sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

O OBSCURANTISMO POLÍTICO




A Mediocridade na Política


Significado de Obscurantismo 

Estado de espírito refratário à razão e ao progresso.
Doutrina daqueles que não desejam que a instrução penetre na massa do povo; doutrina contrária ao progresso intelectual e material...

        Na prática, observar males decorrentes da insensatez de certos atos é o resultado da reflexão sobre o assunto, um exame curioso derivado da intuição.

Art. 42. Fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano:
Pena - detenção de um a três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.
       
       Assim, verifica-se o arranjo de palavras e a improvisação, para elaborar um enunciado capaz de transformar um ato legítimo em crime, puro exercício dos próceres do obscurantismo político.  

        Na política, o pragmatismo é usado. Mas, esse artifício de convencimento, não se ajusta, em muitas outras áreas. Na Ciência do Direito, por exemplo, não é usual, tão pouco, na doutrina penal.

        No Brasil, a partir de 1998, acentuou-se a prática dessa anomalia e o Legislativo, aos poucos, foi sendo seduzido pelo oportunismo e afastado da causa do interesse público. Deu no que deu...  A corrupção.








        Humberto Pinto Cel


Nenhum comentário:

Postar um comentário