sexta-feira, 17 de setembro de 2010

          BALÃO LIVRE !!! 26 de maio de 2001, o dia em que os baloeiros conquistaram O DIREITO DE SOLTAR BALÃO.

          A Sociedade Amigos do Balão agradece ao EXCELENTÍSSIMO SENHOR DEPUTADO PAULO RAMOS, PDT/RJ, POR ESSA EXCEPCIONAL CONQUISTA.

          PROPOSTA DO DEPUTADO PAULO RAMOS, DANDO CONTINUAÇÃO À AUDIÊNCIA PÚBLICA PROMOVIDA PELA COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA E ASSUNTOS DE POLÍCIA DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, ALERJ.



1ª. PROVA DE CAMPO

RELATÓRIO.  Foi realizada a soltura do balão junino propulsado por FONTE TÉRMICA (BUCHA) AUTO-EXTINGUÍVEL, em 26 de maio de 2001. O objetivo dessa prova foi demonstrar a prática consolidada pela experiência acumulada ao longo de mais de 300 anos da tradição do folclore das Festas Juninas, do domínio sobre a arte do balão junino provido de fonte de propulsão que apaga antes da descida ou queda do balão - PRINCÍPIO DA BUCHA DO BALÃO JAPONÊS, UNIVERSALMENTE CONHECIDO COMO "O BALÃO QUE SE APAGA NO ALTO", OU SEJA, O BALÃO JUNINO QUE "NÃO CAUSA INCÊNDIO".
O balão subiu da rua Henrique Sheid, campo de futebol, no Engenho de Dentro, Rio de Janeiro; solto das guias às 08:00h; na altura aproximada de 500m seguiu no sentido Norte Sul, atingindo a orla – Zona Sul; na altura de 1.500m rumou no sentido Suleste, descendo, às 11:30h, sobre as águas do Mar de Maricá, afastado mais de 2.000m da praia; permaneceu, portanto, 210min, em vôo solto; durante o percurso foi acompanhado por terra em observação direta visual. A combustão da bucha durou 120min.
O ATO PÚBLICO FOI ASSISTIDO PELO EXMº. SENHOR DEPUTADO PAULO RAMOS E EXMº. SENHOR BRIGADEIRO DO AR ERCIO BRAGA, DD PRESIDENTE DO CLUBE DE AERONÁUTICA E MAIS DE 200 PESSOAS, APRECIADORAS DA ARTE DO BALÃO JUNINO.

SUCESSO PLENO ! LIBERDADE !!!

PROJETO : BALÃO JUNINO DE FONTE TÉRMICA AUTO-EXTINGUÍVEL


1ª. PROVA DE CAMPO

FICHA TÉCNICA. Balão: Modelo tangerina, cone superior fechado em forma de ângulo agudo; abertura inferior circular, 0,90m de diâmetro; confecção em papel seda, austríaco; cores verde, amarelo, azul e branco, preto na divisória das bandeiras da decoração de bojo. Estrutura: cintamento vertical e horizontal, fio vegetal, p/reforço da resistência do material. Tamanho: 10,00m esticado e 7,50m, inflado. Molde: 34 gomos, com 0,56m no ponto mais largo do gomo. Peso: 3kg. Boca: Aro de alumínio, seção cilíndrica, com isolante; 0,90m de diâmetro e 4 pontos para conexão de borboleta; base da bucha tipo aranha, 4 pernas de fibra de alumínio, p/conexão. Peso: 1kg. Bandeira: do BRASIL, largura:10,00m, altura:14,00m; confecção em papel seda. Estrutura: cintamento vertical e horizontal, fio vegetal. Cabresto: Armação de flecha para ligar a bandeira à boca e tirantes: altura de 18,00m. Sinalizadores: Discos (CD) metálicos presos nos tirantes, para detecção de radar:10 e, tipo carambola: 2. Peso: 5kg. Fonte térmica auto-extinguível (bucha), princípio da bucha do "balão japonês": Composição: algodão hidrófilo ou de farmácia e 10% de parafina (mineral)+ 90% de sebo (animal); Peso: 2kg. Condições de tempo: Céu claro, sem vento, na camada baixa do solo. Outros dados: Local da soltura: terreno do campo da rua Henrique Sheid, Engenho de Dentro, RJ; dia da soltura, 26 de maio de 2001, hora da soltura, entre 6:00h às 7:00h; altura do conjunto, 40m; tempo de combustão total da bucha, aproximadamente 120min; autonomia de vôo solto, aproximadamente 150min à 180min; altura média prevista, 1.000m. Peso total, 11kg.

4 comentários:

  1. A Turma Lusa de Lisboa - Portugal, manifesta o total repúdio pela lei de proibição do lançamento do balão sãojoanino existente no Brasil, demonstrando assim o total apoio a todos os irmãos da mesma arte, que mantém uma das mais importantes manifestações de caracter cultural e tradição popular brasileira. Nossa cultura é a vossa cultura e vice-versa. Daqui tudo começou e seguiu em caminho para terras de Vera Cruz. O desejo de ver-mos essa arte prosperar em liberdade é tão forte, que chega a ultrapassar em grandiosidade e o tamanho da nação descoberta por Portugal. São mais de 500 anos de História e a arte baloeira também faz parte dela. Não é possivel que a mesma tradição seja já uma forma de cultura existente em mais de 70 países dos cinco continentes e só no Brasil a mesma vem sofrendo ataques de repressão e proibição, a pontos de tratarem todos os seus filhos praticantes desta arte como criminosos. Um país que não preserva o seu passado e repreende suas tradições populares no presente, concerteza não deslumbrará de um ambicioso futuro. "BRASIL AMIGO, PORTUGAL ESTÁ CONTIGO NA LUTA PELA DEFESA DA TRADIÇÃO DO BALÃO LIVRE". Atenciosamente. Francisco Silva (Chico Carioca) TURMA LUSA DE LISBOA - PORTUGAL "Nossa arte baloeira não tem fronteiras"
    Por turma em ALFORRIA DO BALÃO JUNINO em 17/09/10
    Spam | Excluir | Remover conteúdo

    ResponderExcluir
  2. Aradecemos a publicação do nosso comentário que fizemos ao BALÃO LIVRE e que foi introduzida aqui pelo Exmº Sr. Cel Humberto Pinto pela defesa da tradição do balão sãojoanino. Isto é só o começo da nossa luta que um dia temos a certeza, irá mudar a nosso favor.
    Saudações Balãositanas a todos os Amigos do Balão.
    Francisco Silva (Chico Carioca)
    TURMA LUSA DE LISBOA - PORTUGAL
    "Nossa arte baloeira não tem fronteiras"

    ResponderExcluir
  3. Ter como referência de vida a coragem, a honestidade e o caráter, não apenas como homens, mas também como Militares, dos mais belos serviços prestados ao Estado do Rio de Janeiro, é um privilégio. Parabéns aos Coronéis Humberto e Cesar Pinto me enchem de orgulho e satisfação. Assim, gostaria de externar a minha solidariedade pelo excelente trabalho que vem realizando em nome da verdadeira Arte do Balão Junino e pedir que em momento algum fraquejem diante do inimigo que se torna cada dia mais feroz e poderoso.

    ASS: AMAURY MOREIRA DA SILVA FILHO
    Inspetor da Polícia Civil
    Bacharel em Direito

    ResponderExcluir
  4. TEXTO COM CORREÇÃO.
    Ter como referência de vida a coragem, a honestidade e o caráter, não apenas como homens, mas também como Militares, dos mais belos serviços prestados ao Estado do Rio de Janeiro, é um privilégio. Parabéns aos Coronéis Humberto e Cesar Pinto que me enchem de orgulho e satisfação. Assim, gostaria de externar a minha solidariedade pelo excelente trabalho que vem realizando em nome da verdadeira Arte do Balão Junino e pedir que em momento algum fraquejem diante do inimigo que se torna cada dia mais feroz e poderoso.

    ASS: AMAURY MOREIRA DA SILVA FILHO
    Inspetor da Polícia Civil
    Bacharel em Direito

    ResponderExcluir