quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

CHUVA REGIÃO SERRANA




QUE DEUS ABENÇÕE SUAS ALMAS

AO HOMEM, O IMPOSTO PELAS SUAS INIQUIDADES


TERRA BRASIL ENCHENTES NO SUDESTE

MP: sobe para 400 o número de desaparecidos no Rio
19 de janeiro de 2011 • 10h48 • atualizado em 20 de janeiro de 2011 às 21h33



                         Moradores de Nova Friburgo procuram corpos de vítimas de
                         deslizamento de terra em área de risco
                         Foto: AP



“O Ministério Público do Rio de Janeiro atualizou nesta quinta-feira a relação nominal de desaparecidos na região serrana do Estado, em decorrência das enchentes e deslizamentos de terra que mataram mais de 700 pessoas desde o início da semana passada. De um total de 400 desaparecidos, Teresópolis, com 195, e Nova Friburgo, com 134, são os municípios com o maior número de vítimas nominais procuradas, algumas descritas apenas pelo primeiro nome e sem características detalhadas”.




Tudo Que Ocorre No Físico Encontra Explicação Na Dimensão do Metafísico



"O imperativo do viver coloca você diante de instantâneos surpreendentes, alguns dos quais não pertencem ao mundo físico, mas são pertinentes ao campo metafísico. Essas situações não aparecem no ativo das formas tradicionais de ensino do homem e o modo de entendê-las suscitam funções que, em geral, encontram-se latentes no infinito do espírito humano porque estão além dos sentidos, pois, o que alimenta a alma, não é o habitual do interesse material das pessoas".
Leia ............. O Velho Vo Diante da Arte do Viver 




     Na campanha infame contra os balões – balões juninos – e seus artífices, os baloeiros, certa mídia exerce severa condenação. 



     Associar balão ao perigo foi a fórmula simples que os detratores e predadores da cultura criaram para sensibilizar pessoas e torná-las favoráveis a essa pregação.


     Então, produziram a primeira síntese: “balão é bonito, mas é perigoso”.

     A seguir, com uma pitada de ousadia: “o perigo que vem do Céu: balão”!
    
     Logo, seguiram na propaganda nesses doze anos de vigência do Art. 42.


     Afinal, o que é perigo? Onde ele se encontra? De onde ele vem?



perigo
pe.ri.go
sm (lat periculu) 1 Situação em que está ameaçada a existência ou integridade de uma pessoa ou de uma coisa; risco, inconveniente. Dic. Michaelis.

    

     Ora, perigo é a expectativa de alguma coisa indesejada, que possa produzir mau, que pode ser enunciado, mas que permanece adormecido na imaginação de cada um.     Quando se propaga pelos meios de comunicação essa forma de temor provoca-se em geral a associação com o medo e daí a predisposição para reações imprevisíveis das pessoas.

E o risco: 

risco2
ris.co2
sm (ital rischio) Possibilidade de perigo, incerto mas previsível, que ameaça de dano a pessoa ou a coisa. Dic. Michaelis.

  
     
     Assim, onde não há risco? Costumo dizer que o risco integra a natureza das coisas. Ele está presente em tudo que se faz e até no próprio ser humano. O que varia é a manifestação da sua materialidade, a natureza e a atuação dos seus agentes provocadores.


     As pessoas normais repudiam esse tipo de jornalismo que desrespeita princípios e corrompe valores democráticos, principalmente quando ele se dirige para estigmatizar minorias, por se tratar de uma forma explicita de preconceito e intolerância.
   

     Quem sabe, diante dessa tragédia sem precedentes, a partir de agora, esta propaganda enganosa que vive apregoando: “o perigo que vem do Céu: balão”! Cesse de imprecações? 


 Humberto Pinto Cel

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário