sábado, 22 de janeiro de 2011

FATOS QUE NÃO SE APAGAM

     Nossa visita a São Paulo, em 2008, no encontro com Dinho, Pinduka, Carlão e outros Amigos do Balão dando início ao projeto de criação da SAB/SP ...



     Aí está a reportagem:


                                                                           SAB - Sociedade Amigos do Balão em São Paulo

     Para quem esteve na festa de entrega dos troféus da Boca de Ouro de São Paulo realizada no último dia 15 de abril em Guarulhos, acompanhou o discurso dos diretores da SAB - Sociedade Amigos do Balão: O Diretor - Presidente Cel. Humberto Pinto, o Brigadeiro Ércio Braga, Cel. César e o grande Edu que foi um dos fundadores da antiga Turma Casarão do Méier - pra quem não sabe, foi no bairro do Méier, subúrbio do Rio, onde os nossos balões se desenvolveram e depois se expandiram pelo Rio de Janeiro e para os outros estados do Brasil na década de 80.

    Na sua visita a São Paulo, os diretores da SAB, puderam expressar suas opiniões e mostrar algumas de suas idéias em busca da legalização dos nossos balões. Outro fator importante da visita destes nobres baloeiros foi marcar o início de um projeto para a criação de uma filial da SAB em São Paulo. Para quem não sabe, o projeto da SAB de São Paulo veio através dos organizadores da Boca de Ouro de SP e seria imprescindível que nos uníssemos com os cariocas para fortalecer ainda mais a nossa longa batalha em prol da liberação do balão junino. Dentro da nossa idéia, de acordo com que conversamos com os diretores da SAB carioca, é necessário antes de mais nada, contabilizar, ou seja, ter pelo menos uma noção de quantas equipes de baloeiros existem no Estado de São Paulo e é por isso que recriamos o cadastro no site. Como explicamos na página de cadastro, a intenção dele é de tentar ao menos saber quantas equipes existem em São Paulo e ao mesmo tempo, já criar um vínculo com elas.

     Com o cadastro, podemos entrar em contato com as equipes para "ouvirmos" o que cada baloeiro tem a dizer, seja com sugestões, críticas e muito mais. Por isso é importante que você, baloeiro, amante da arte de papel, faça o cadastro. No máximo em um mês, marcaremos um encontro com todos os cadastrados e amigos para ouvir o que cada um tem a dizer e começarmos o nosso trabalho para, juntamente com a SAB - RJ, lutarmos pelos nossos direitos lá na Câmara dos Deputados. Já comece a elaborar suas idéias para nos trazer no nosso 1º Encontro que será realizado em maio. Preencha o cadastro corretamente que em breve, entraremos em contato com você.


     Aproveitando o início de nossa parceria, a Gazeta do Balão, juntamente com a comissão de organização da Boca de ouro de SP, abre seu espaço no site e no jornal Pega Balão para que a SAB do RJ possa divulgar os seus trabalhos e mostrar a todos a sua luta. Freqüentemente venho recebendo e-mails e recados no mural de baloeiros perguntando o que a SAB tem feito pelo balão nestes anos e nesse primeiro encontro, o Cel. Humberto Pinto e os diretores da SAB nos contaram quais foram as primeiras vitórias da SAB na sua luta perante os Deputados estaduais do Rio de Janeiro e também aos Deputados Federais em Brasília. "A SAB, já conseguiu grandes vitórias", diz o Brigadeiro Ercio Braga, Vice-Presidente da SAB. Entre vários assuntos, eles já conseguiram fazer duas provas de campo, onde soltaram balões seguindo requisitos de segurança e ambos caíram apagados e não ofereceram risco nenhum em sua queda.

   "Essas provas ajudaram e muito para mantermos a nossa tese de que um balão solto seguindo critérios de segurança como a bucha auto-extinguível, uma espécie de bucha que apaga no ar deixando o balão sem nenhum vestígio de bucha, além de limites de peso e tamanho dos balões".   

     No caso da apreensão em Madureira no começo de abril, ao contrário do que muitas pessoas disseram, a SAB esteve presente sim, e ajudou na liberação dos baloeiros que foram presos. Pouca gente sabe, mas depois da criação da SAB em 1998, a imprensa sempre dá direito de resposta em caso de alguma matéria relativa ao balão. Isso é importante pois, sempre que acontecer algo com balões e a imprensa divulgar, já temos no mínimo uma forma de nos defender.

     Outro fator importante na criação da SAB/SP, de acordo com o Cel. Humberto Pinto, é o fortalecimento dos nossos direitos. Com o tempo, conseguindo criar mais uma associação em Curitiba, já seremos 3 estados e isso ajudaria e muito para irmos a Brasília e lutar pela legalização do balão junino. Pra finalizar, o Cel. Humberto, nos mostra em sua carta, como a lei realmente é contraditória e mal feita:

Trecho do e-mail enviado pelo Cel Humberto Pinto a Gazeta do Balão:



“As expectativas reais da mudança são sentidas pelos motivos enumerados:

1. O Art. 42 é contraditório porque proíbe o que a Constituição não permite proibir:

. Nega a Arte;
. É um ato de agressão ao Folclore e à Cultura;
. É antidemocrático: prática legislativa inspirada do fascismo;
. É genérico: faz da exceção a regra, isto é, nivela pelo erro;
. É injusto: fere o direito individual;
. É conflitante com a C F do Brasil: Dos Direitos e Garantias Individuais: Art. 5º, incisos IV e IX;
. É presumido: prevê a intenção e o resultado e pune antes do agente produzir o dano;

2. Os baloeiros não acataram o dispositivo proibitivo por serem conscientes de que não cometem crime quando fazem ou soltam balões, não sentem a culpa presumida. Para que o crime se complete é necessário constatar o dano causado pelo balão, ou por algum dos seus componentes, o acompanhamento do balão até a sua descida ao solo. Não há crime sem dano;

3. A arte, o folclore e a cultura são fatores irreprimíveis, imanentes no sentimento humano; 

4. O ato de fazer e soltar balão não é imoral ou amoral, pelo contrário é o devaneio, individual e coletivo, portanto não é rejeitado pela pessoa ou pelo grupo, sociedade;

A Desobediência Civil é um caminho, talvez o último recurso, o que está ilustrado na página da SAB.

A mídia escrita, falada e televisiva, pela influência das Organizações GLOBO, diretamente interessada em extinguir o balão, permanece inibida para a defesa do “balão junino”.


 
Humberto Pinto cel

Nenhum comentário:

Postar um comentário