domingo, 2 de janeiro de 2011

A LUZ DA PAZ... DIRIME

         




          Do discurso da Sra. DILMA, Presidenta, destaco alguns pontos de dúvida que, quem sabe, possam estar na ótica de algum baloeiro:

Dúvida (1)

"Pela primeira vez o Brasil se vê diante da oportunidade real de se tornar, de ser, uma nação desenvolvida. Uma nação com a marca inerente da cultura e do estilo brasileiros - o amor, a generosidade, a criatividade e a tolerância...
Mas o caminho para uma nação desenvolvida não está somente no campo econômico. Ele pressupõe o avanço social e a valorização da diversidade cultural. A cultura é a alma de um povo, essência de sua identidade.
Vamos investir em cultura, ampliando a produção e o consumo em todas as regiões de nossos bens culturais e expandindo a exportação da nossa música, cinema e literatura, signos vivos de nossa presença no mundo.
Em suma: temos que combater a miséria, que é a forma mais trágica de atraso, e, ao mesmo tempo, avançar investindo fortemente nas áreas mais sofisticadas da invenção tecnológica, da criação intelectual e da produção artística e cultural.
Justiça social, moralidade, conhecimento, invenção e criatividade, devem ser mais que nunca, conceitos vivos no dia-a-dia da nação".

           

Pergunto:

A nação brasileira está em formação há pouco mais de 500 anos (511 anos), será que a partir de agora ela formará no conjunto das nações desenvolvidas? E o balãobalão junino? Como está e onde ficará?



Comento:


País desenvolvido respeita e não mutila a cultura do seu povo.
O balão – balão junino – é produto da criatividade do brasileiro comum.

Dúvida (2)

"Disse, no início deste discurso, que eu governarei para todos os brasileiros e brasileiras. E vou fazê-lo. Mas é importante lembrar que o destino de um país não se resume à ação de seu governo. Ele é o resultado do trabalho e da ação transformadora de todos os brasileiros e brasileiras. O Brasil do futuro será exatamente do tamanho daquilo que, juntos, fizermos por ele hoje. Do tamanho da participação de todos e de cada um: Dos movimentos sociais, dos que labutam no campo, dos profissionais liberais, dos trabalhadores e dos pequenos empreendedores, dos intelectuais, dos servidores públicos, dos empresários, das mulheres, dos negros, dos índios e dos jovens, de todos aqueles que lutam para superar distintas formas de discriminação". 

Pergunto: 

Isso vale também para os baloeiros ou continuarão sendo excluídos?



Dúvida (3)

"Reafirmo meu compromisso inegociável com a garantia plena das liberdades individuais; da liberdade de culto e de religião; da liberdade de imprensa e de opinião. Reafirmo que prefiro o barulho da imprensa livre ao silêncio das ditaduras. Quem, como eu e tantos outros da minha geração, lutamos contra o arbítrio e a censura, somos naturalmente amantes da mais plena democracia e da defesa intransigente dos direitos humanos, no nosso País e como bandeira sagrada de todos os povos". 

Comento:

Direitos humanos? Sim! 
O balão - Balão junino - pertence ao rito das Festas Juninas realizadas em louvor a Sto. Antônio, São João e São Pedro e hoje está proscrito. Então, algo está errado nessa situação contraditória.
O baloeiro está com sua liberdade cerceada!


Dúvida (4)

"O ser humano não é só realização prática, mas sonho; não é só cautela racional, mas coragem, invenção e ousadia. E esses são elementos fundamentais para a afirmação coletiva da nossa nação".


Comento:

Balão – balão junino - é sonho, é fantasia e o baloeiro, seu artífice, um típico realizador de sonhos e fantasias e um alquimista da alegria. A sua prática forma a personalidade e completa a integridade da pessoa.


Dúvida (5)

"Não haverá de minha parte discriminação, privilégios ou compadrio".

Pergunto:

Os balõesbalões juninos - e os baloeiros, seus artífices, estão aí incluídos ou continuarão sendo discriminados?

Dúvida (6)
 

"A partir deste momento sou a presidenta de todos os brasileiros, sob a égide dos valores republicanos".

 Pergunto:

Dos baloeiros também? 

Dúvida (7)


"Serei rígida na defesa do interesse público. Não haverá compromisso com o erro, o desvio e o malfeito. A corrupção será combatida permanentemente, e os órgãos de controle e investigação terão todo o meu respaldo para aturem com firmeza e autonomia".

Pergunto: 
 
Por que não corrigir normas jurídicas (?) falsas e injustas que constrangem pessoas e jogam o aparato governamental repressivo contra as coisas do povo?

"Que Deus abençoe o Brasil!
Que Deus abençoe a todos nós"!

          Que DEUS abençoe Vossa Excelência!




          Humberto Pinto Cel
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário