sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

AS VIRTUDES DA ARTE (3)



OS SINAIS DA REAÇÃO









         As Festas Juninas e o balão junino vivos dando sentido à liberdade são duas efemérides próprias da sociedade brasileira.









          Essa herança cultural proveniente dos nossos irmãos portugueses, agregada de valores de outros europeus formadores da nossa nacionalidade, se firma no tempo dos quinhentos anos de vida do miscigenado, belo e generoso povo brasileiro.

          Diz o leigo que a Ditadura garante a liberdade dos que pensam igual ao ditador e que a Democracia é o lugar comum dos desiguais ou das pessoas que sentem e pensam diferentes. Um conceito interessante, senão verdadeiro.

          No exato momento em que escrevo estas palavras, no Mundo, os “ventos” que sopram na África indicam que esse é o caminho que deve ser seguido: o estado impessoal ou Estado Democrático de Direito, única forma de respeitar a pessoa, garantir e manter as liberdades.

          A lição é clara: os pretendentes a ditador devem entender a diversidade das vontades e respeitar a multiplicidade das culturas que embelezam e definem a personalidade de cada povo do Planeta Terra.


Humberto Pinto Cel


Nenhum comentário:

Postar um comentário