quarta-feira, 10 de junho de 2015

NO TEMPO



O Espaço Registra



“A mais nobre e útil de todas as invenções foi a da linguagem, que consiste em nomes ou apelações e em suas conexões, pelas quais os homens registram seus pensamentos, os recordam depois de passarem, e também os usam entre si para a utilidade e conversas recíprocas, sem o que não haveria entre os homens nem Estado, nem sociedade, nem contrato, nem paz, tal como não existe entre os leões, os ursos e os lobos”

 "A linguagem usada para mostrar o conhecimento aconselha e ensina".

THOMAS HOBBES DE MALMESBURY

Carta Min Gustavo Krause, 1998

...

O homem, este notável ser de vida, na medida em que foi encontrando as condições próprias para o desenvolvimento das suas aptidões humanas, para ajustar-se à uma realidade nem sempre favorável, foi conquistando sua maneira de viver, de conviver e de manter a sua gente e prosperou, ocupando um lugar de domínio, em meio a esse complexo universo de seres diversos e situações incômodas.







Foi assim desde os primeiros tempos e será assim até o fim dos tempos.





                
Quando se cogita falar sobre qualquer coisa nascida do pensamento e produzida pelas habilidades manuais deste ser de vida, pensa-se, em algum momento, encontrar as causas da origem do homem.





Para nosso propósito é desnecessário definir esta questão, embora saibamos que há sempre uma razão maior para explicar tudo que o homem faz.


                 



Individual e social o homem vence rompendo desafios e expondo sua vida.  Nessa dinâmica presente, distingue os modos  para sua permanência e convivência com os demais.  Constrói as coisas para sua comodidade, no sentido de satisfazer o ego e na expectativa do bom proveito.







 Cria e social avalia os feitos. 








Quero, nesse ponto, ressaltar que o ser humano não insiste nas 
coisas inúteis, pois não estão conforme os costumes ou não são aceitas pelos demais.





No tempo, pelos costumes, que derivam dos desejos, vai realizando o produto da imaginação que o senso coletivo discute.






É a influência natural do grupo, qualificando as idéias do talento individual. 
Desse processo espontâneo de censura só passam as coisas que são de utilidade geral e que mais tarde se firmam como bem social.








Nesse ambiente de disputa o homem erige toda cultura humana.







Advertência:

O Art 216 da Constituição de 1988 prescreve:


§ 4º Os danos e ameaças ao patrimônio cultural serão punidos, na forma da lei.  


        Humberto Pinto Cel
                 

Um comentário:

  1. Caro cel. Sera sempre atual esta carta enviada ao entao ministro Gustavo Krause datada de 1998.
    Quando as coisas inuteis se impoem à sociedade, infelizmente por traz iremos encontrar imensos interes. O vicio das drogras, do alcool, a pornografia e infelismente algumas outras que estao ai, e sabemos que muito esta em jogo.
    No caso da nossa, arte já centenaria e apesar de muito combatida, persiste não só no Brasil mas espalhada pelo mundo, é no meu modo de ver porque supre no nosso imaginario, nossa capacidade de criar, de ao menos tentar chegar ao infinito. Foi desta arte que surgiou um dos meios mais rapidos, pelo menos ate agora, da locomoçao humana. Não criamos para destruir, mas sim para viver e sonhar. Analisando, nós baloeiros temos gastos, existe o comercio do material necessario, porem não centralizado, entao como o senhor diz, o povo ou o ser humano, adotou esta maneira de se expressar por ter gosto, não por impoziçao de algum ou alguns poderosos. Este é um pensamento meu, não sei se correto, mas é assim que penso, pelo fato de fazer e soltar balao estar diciminado pelo mundo.
    Cel. Fui educado de modo a sempre respeitar as Leis, e principalmente os principios morais, mas de vez em quando não consigo e confesso que uma estrelinha feita por mim vai ao menos por alguns minutos compor o céu que foi feito por Deus.
    Abraço.



    ResponderExcluir