segunda-feira, 8 de junho de 2015

NOVA VERSÃO







Da alma da gente










O velho Vo volta diante da Arte

"Quando pensamos na palavra arte vem logo à mente a ideia de alguma coisa rara realizada pelo ser humano, daí a clássica definição:

Arte: 

"Conjunto de preceitos e normas para se fazer alguma coisa *". 


Como se observa: "Conjunto de preceitos e normas..." significam os elementos formais; e a ação: "...Para se fazer alguma coisa", presume o indefinível, isto é, a ideia, o algo mais que está latente no vasto potencial psicológico do homem, o que confere caráter subjetivo ao seu objeto.

Daí se conclui que:  

Arte é uma aptidão Autônoma, não subordinada ao conhecimento. 

De modo geral sinaliza para o oculto, para o mistério que está dentro de cada um de nós.
NETUNO, DEUS DO MAR
                       T. da RAÇA . RJ . 1996

Assim,

Arte é o atributo privativo do ser humano, capaz de manter seus dons e fazer despertar suas paixões, no tempo e no espaço, com o fim de realizar o sentimento oculto no infinito da sua alma, transportando o seu eu do mundo da fantasia para o mundo real, para disseminar o bem e partilhar dos seus frutos".


O velho Vo destaca a primazia da Arte sobre a Ciência

"A evolução do homem, no curso do crescimento da sociedade humana, se deve, particularmente, à arte, este notável artifício da alma humana, que foi sendo expressado com acentuado destaque, até os primeiros momentos da ciência, já na Era Cristã.

Aristóteles, o notável gênio do pensamento humano, grego nascido em Estagira, na Macedônia, no ano de 384 e morto em Cálcis, na ilha de Eubéia, no ano de 322, a.C., discípulo de Platão, preceptor de Alexandre, O Grande, reconhece no homem a qualidade superior do dote da arte, o que lhe proporcionou o recurso da ciência.

Pela arte o homem foi revelando suas aptidões, ampliando suas relações, manifestando suas apreensões e intenções e estabelecendo seus costumes, aumentando e consolidando suas conquistas.
A
arte funciona como elo de comunicação e fonte permanente de coesão social.  

                Sereia do Mar



A Arte de DEUS Creou o Universo... Creou o Céu e a Terra... Creou o Dia e a Noite... Creou a Natureza e tudo que a compõe... Creou todos os Animais... E, por último "Creou o Homem à Sua Imagem e Semelhança".


                        T. da RAÇA . RJ . 1996


Aquele que produz arte manifesta a capacidade indizível da alma e, é um mensageiro de DEUS.

A criança, na inocência própria da sua primeira idade, improvisa o brinquedo, inventa formas com o meio de fortuna que dispõe, para satisfazer a imaginação e atender à sua curiosidade.

Isto é o primeiro sinal do desempenho espiritual do homem, uma primeira manifestação da razão humana".


O velho Vo lembra


"Com o fim do Império Romano (queda de Constantinopla), o advento do Cristianismo fortaleceu o predomínio do pensamento religioso. Naqueles tempos o homem só produzia arte.



Arte, experiência e ciência

São atividades afins, derivadas da alma, portanto,
são expressões culturais que induzem DEUS 
no coração do homem.

Arte
 é a fonte permanente da imaginação e do saber. Com a arte o homem desenvolve o mundo cultural humano. Logo, as artes estão nas raízes da cultura humana e representam o sinal mais eloquente da presença de DEUS, como guia do homem. O homem, com o poder de criar, assemelha-se à DEUS pelo atributo da arte.
        Deus Netuno     T. da RAÇA . RJ . 1996


Nicolau Copérnico - sec. XVI - (ideia da Terra como um planeta esférico) e Galileu Galilei - sec. XVII - (confirmou experimentalmente a idéia de Copérnico e afirmou ser a Terra parte de um conjunto em que o Sol seria o centro do sistema), encerram a fase da prevalência da arte sobre a ciência. A partir do século XVI, com o incremento da ciência, o homem passa a pretender explicar tudo pela maravilha das boas novas. Começa o ciclo do pensamento materialista, no destino da Humanidade".

* Grande Enciclopédia Delta Larouse: verbete Arte, volume 2, página 519. 




Cap América . Rio de Janeiro . 2015



As criações evoluem na realização dessa arte maravilhosa.






        Humberto Pinto Cel

Um comentário: