terça-feira, 14 de agosto de 2012

A LEVIANDADE SEM LIMITES

ADAIR VOLTOLINI
10:17 (3 horas atrás)
Mais uma matéria mentirosa da globo. Apreciem a farsa. Se o balão botou fogo na mata ( 5.000 mtrs ) como falam, como ele ( balão) está intácto, inteiro. Por favor me ajudem a derrubar esta praga chamada globo, não é possível tanta ignorância em uma matéria. Compartilhem com todos seus contatos, principalmente para os que são contra balão. Isto é caso de polícia. O M.P. tem que intervir, a paciência está esgotando. Desabafo de um Baloeiro chamado Egbert.


        Vale lembrar o publicado pelas Org. Globo no dia 6 de agosto de 2011 sob o título:



PRINCÍPIOS EDITORIAIS DAS ORGANIZAÇÕES GLOBO

Breve definição de jornalismo

Seção I: Os atributos da informação de qualidade

  
  1) A isenção 

"Isenção é a palavra-chave em jornalismo. E tão problemática quanto “verdade”. Sem isenção, a informação fica enviesada, viciada, perde qualidade. Diante, porém, da pergunta eterna – é possível ter 100% de isenção? – a resposta é um simples não. Assim como a verdade é inexaurível, é impossível que alguém possa se despir totalmente do seu subjetivismo. Isso não quer dizer, contudo, que seja impossível atingir um grau bastante elevado de isenção. É possível, desde que haja um esforço consciente do veículo e de seus profissionais para que isso aconteça. E que certos princípios sejam seguidos. São eles"...:
   
    2) A correção

"Correção é aquilo que dá credibilidade ao trabalho jornalístico: nada mais danoso para a reputação de um veículo do que uma reportagem errada ou uma análise feita a partir de dados equivocados. O compromisso com o acerto deve ser, portanto, inabalável em todos os veículos das Organizações Globo. É evidente que, depois de tudo o que aqui já foi dito sobre o conceito de “verdade”, não é demais dizer que estar correto é procurar descrever e analisar os fatos da maneira mais acurada, dadas as circunstâncias do momento. Nesse sentido, a correção é um processo, uma construção que vai se dando dia após dia. O jornalista investiga os fatos, pouco a pouco, e vai montando um quebra-cabeça. O retrato final estará ainda incompleto, à espera da História, mas terá de ser já, necessariamente, uma silhueta com contornos visíveis. Não há fórmula, e nem jamais haverá, que torne o jornalismo imune a erros, porém. Quando eles acontecem, é obrigação do veículo corrigi-los de maneira transparente, sem subterfúgios, num movimento que é ele próprio essencial à busca da informação correta. Um dos mecanismos que mais contribuem no controle de qualidade posterior à publicação das informações é a reação do público. É essencial, portanto, que todos os veículos das Organizações Globo tenham, cada um à sua maneira, estruturas que recebam amplamente as observações do público, críticas ou elogiosas, para processá-las, entendê-las e dar seguimento a elas. Na busca pela correção, é necessário seguir os seguintes princípios".

    3) A agilidade
       


        As Organizações GLOBO afirmam:


“(n) As Organizações Globo são entusiastas do Brasil, de sua diversidade, de sua cultura e de seu povo, tema principal de seus veículos. Isso em nenhuma hipótese abrirá espaço para a xenofobia ou desdém em relação a outros povos e culturas”...
        Mas o seu jornalismo...Continua leviano.

Deixem nossa arte em paz




           Humberto Pinto Cel





Nenhum comentário:

Postar um comentário