quarta-feira, 15 de agosto de 2012

A RAZÃO DA ARTE




A Arte ofusca o dogma do materialismo


        O tema é empolgante, mas é necessário falar, para ser vulgar.

        De início, o que é dogma? É alguma coisa certa e indiscutível, a juízo de alguém.

        O materialismo, por sua vez, é o entendimento consolidado, do homem, de que tudo provém da matéria.

        Interessante notar, logo nesse primeiro momento, o paradoxo¹: o homem, o único ser capaz de pensar, não admite nada que esteja antes da matéria ou que se mostre além da matéria, isto é, além do físico.

        Ora, o ato de pensar é o exercício inicial de manifestação do imaterial. Assim, o espírito ou alma é imaterial. Então, o espírito prova a existência do imaterial. Logo, o homem é corpo e alma, o homem é espírito e matéria. O homem é o exemplo de que a coisa não se inicia nem se esgota na matéria.

        Nessa verdade há dois campos que se integram: o campo do físico (do existente) e o campo do metafísico² (do mistério) e formam o conjunto que representa a Vida. DEUS CONTEMPLA ESSE TODO.

        A Arte é o sinal da vida transcendental³. É pela Arte que o ser humano expressa seus pensamentos e é a Arte que ofusca o dogma do materialismo.

        Sobre Arte, Veja mais.

 

 





Humberto Pinto Cel


1. paradoxo
pa.ra.do.xo
(cs) sm (gr parádoxos) 1 Opinião contrária à comum. 2 Afirmação, na mesma frase, de um conceito mediante aparentes contradições ou termos incompatíveis. P. hidrostático, Fís: princípio segundo o qual a pressão exercida pelos líquidos sobre os fundos dos vasos que os contêm é independente da forma desses vasos.
2. metafísico
me.ta.fí.si.co
adj (gr metaphysikós) 1 Pertencente ou relativo à metafísica. 2 Transcendente. 3 Difícil de compreender; nebuloso, sutil. sm 1 Indivíduo versado em metafísica. 2 Indivíduo incompreensível pela nebulosidade de suas teorias.
3. transcendental
trans.cen.den.tal
adj m+f (transcendente+al3) 1 O mesmo que transcendente. 2 Que pertence à razão pura, anteriormente a toda experiência. sm pl Filos Atributos muito gerais que ultrapassam as categorias de Aristóteles, como: ser, coisa, algo etc.






Nenhum comentário:

Postar um comentário