sexta-feira, 10 de agosto de 2012

NOVOS TEMPOS






Como Vejo a Democracia

        Ouve-se falar muito em democracia.

        A história registra sua origem nos gregos, quando o povo passou a influir a vontade individual nas decisões dos dirigentes dos conglomerados humanos:

       Hoje,

  
Democracia ("demo+kratos") é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos — forma mais usual. Uma democracia pode existir num sistema presidencialista ou parlamentarista, republicano ou monárquico.
O termo democracia é de origem grega (δημοκρατία, dēmokratía) e quer dizer "poder do povo". Na Grécia antiga, o termo foi muitas vezes empregado de forma depreciativa, uma vez que a maior parte dos intelectuais gregos, entre eles Platão e Aristóteles, era contrária a um governo de iniciativa popular:
 
democracia surgiu quando, devido ao fato de que todos são iguais em certo sentido, acreditou-se que todos fossem absolutamente iguais entre si.
Aristóteles”
Wikipédia

A democracia é o oposto do despotismo, em que o poder se encontra nas mãos de apenas um governante.

       Democracia é o lugar da política onde a vontade da pessoa é respeitada.


A democracia, portanto, é uma conquista do homem no curso do desenvolvimento das sociedades, para o pleno exercício da liberdade, como atributo da vida:



O homem é um animal político.
Aristóteles"


     Na cidade do Rio de Janeiro, neste evento, se exerce a democracia:

Texto da Ordem do Dia
O SR. PRESIDENTE (PAULO MESSINA) - ANUNCIA-SE, EM TRAMITAÇÃO ESPECIAL, EM REGIME DE URGÊNCIA, EM .DISCUSSÃO ÚNICA, O VETO TOTAL APOSTO PELO PODER EXECUTIVO AO PROJETO DE LEI Nº 723-A/2010 DE AUTORIA DO VEREADOR ELTON BABU, QUE "PERMITE A SOLTURA DE BALÕES ARTESANAIS SEM FOGO NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO"
PRAZO: 13/08/2012
PARECER DA COMISSÃO DE: Mérito, PENDENTE.
MÉRITO: Vereador Tio Carlos, Vereador Jorginho da SOS.
(INTERROMPENDO A LEITURA)
O veto está pendente de parecer da Comissão de Mérito.
Para emitir o parecer pela Comissão de Mérito, o nobre Vereador Tio Carlos.
O SR. TIO CARLOS – O parecer da Comissão de Mérito é pela rejeição ao veto.
O SR. PRESIDENTE (PAULO MESSINA) – O parecer da Comissão de Mérito é pela rejeição ao veto.
A matéria está em discussão.
Não havendo orador inscrito para discutir a matéria, encerrada a discussão.
Em votação.
O veto requer quorum de maioria absoluta.
Os terminais de votação estão liberados.
(Os Srs. Vereadores registram seus votos)
O SR. PRESIDENTE (PAULO MESSINA) – Esta encerrada a votação nominal.
(Procedida a votação nominal constata-se que votaram SIM os Senhores Vereadores Adilson Pires, Guaraná, Paulo Messina e Sonia Rabello (quatro), e que votaram NAO os Senhores Vereadores Alexandre Cerruti, Aloisio Freitas, Bencardino, Carlinhos Mecânico, Carlo Caiado, Chiquinho Brazão, Dr. Carlos Eduardo, Dr. Edison da Creatinina, Dr. Eduardo Moura, Dr. João Ricardo, Eider Dantas, Eliomar Coelho, Elton Babú, João Cabral, Jorge Braz, Jorginho da SOS, José Everaldo, Marcelo Piuí, Patrícia Amorim, Reimont, Renato Moura, Roberto Monteiro, Rubens Andrade, S. Ferraz, Tânia Bastos, Teresa Bergher, Tio Carlos e Vera Lins (vinte e oito))
O SR. PRESIDENTE (PAULO MESSINA) – Presentes e votando 32 (trina e dois) Senhores Vereadores. Votaram SIM, 04 (quatro) Srs. Vereadores; NÃO, 28 (vinte e oito) Srs. Vereadores.
O veto está rejeitado. O Projeto de Lei nº 723- A/2010 segue à promulgação.


balaoarquentesucesso 2 24abr2012






         Humberto Pinto Cel
  

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário