quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

QUANDO A LIBERDADE SE ESVAI...


 
 
Extraído do blog de Reinaldo Azevedo:

20/02/2013

às 16:39


Cumpre lembrar aqui um texto do pastor protestante Martin Niemöller (1892-1984), sobre quem já escrevi aqui algumas vezes. Nos primeiros tempos, ele chegou a ser simpatizante do nazismo — como diria Breno Altman, os nazistas ainda não batiam em ninguém… Mas se deu conta do horror (Breno continua comunista ferrenho…) e passou a ser um de seus mais duros críticos. Foi mandado para um campo de concentração. Escreveu um dos textos mais conhecidos e replicados em todo o mundo, que segue abaixo — frequentemente, aliás, atribuem-no a Bertolt Brecht e, às vezes, a Maiakovski. Não, é de Niemöller.

“Um dia, vieram e levaram meu vizinho, que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho, que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei. No terceiro dia, vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram. Já não havia mais ninguém para reclamar.”
 
 

Deixem nossa arte em paz
 
 
 
                Humberto Pinto Cel
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário