domingo, 6 de julho de 2014

QUIZOMBA DO CACHAMBI



Do
Amigo


Me debrucei com o que vi
Confesso quase morri
Embasbacado eu fiquei
Na festa do Cachambi
Que por ela me encantei


 


Em um humilde terreno
Com um espaço pequeno
com ordem sem confusão
Subia vários balões
Tranquilos sempre serenos.
 
Que extasiado assisti
Confesso me comovi
Na festa do Cachambi
Era tão grande a harmonia
Que a festa nos transmitia
 
Que com um aceno ou abraço
Chegava naquele espaço
Mais um da turma sadia
Velhos, moços, adolescentes
Negros, brancos e diferentes.
 
Pareciam até parentes
Armando uma procissão
Para homenagear São Pedro
E sem medo sem segredo
Mandavam pro céu um balão
 
 
 
 
Aos artesãos que conheço
Pelo os quais tenho apreço
Recebi mais que mereço
Muito carinho e atenção
Afagos, beijo na mão
Sinceros de coração.
 
Em uma mesa improvisada
Literalmente lotada
De salgadinhos e cocadas
Bolos, doces, limonadas
Por quem comia bastante
Sem precisar pagar nada.
 
Pra relembrar o que vi
Devo dizer me senti
No meu tempo de criança
Meu período da infância
Fatos que a festa traz
São guardados na lembrança
E não se esquece jamais.
 
Bons momentos eu passei
Com razões me deslumbrei
Com a voz rouquinha que ouvi:
- Vovô eu gostei da festa
Mas tão boa igual a esta
Só aqui no Cachambi.
 

 


Lembranças "puras" guardadas
Eternamente lembradas
Serão um dia imitadas
Por jovens, hoje aqui
Que sentirão o que senti
Vão reviver o que revivi
Ho! Quizomba do Cachambi.
 
Agradeço a meus irmãos
Considerados vilões
Mas, verdadeiros artesãos
Artistas universais
Mas, pseudos intelectuais
Que são "donos da razão"
Os chamam sem restrição
De "Boêmios Marginais".
 
Parabéns "Mestre" Ricardo
Pelo seu belo recado
Para os Santos do Universo
Parabéns ao "Rei" Betinho
Ao Nelson, Wanderlei, Cláudio.
Dinho, Dílson, Naldo, Suco e Dentinho
E aos anônimos destes versos.
 
Nas feições da criançada
A alegria estampada
Durante a madrugada
Eu tive que admitir
Brincadeira organizada
Com a turma abençoada
Só mesmo no Cachambi.
 
 


Na narrativa que faço
Aproprio-me do espaço
Pra chamar sua atenção
Quem deixou de vir aqui
Na festa do Cachambi
Saberá de antemão
Que foi festa do balão
E não festa de arrumação...
                                               
                           Tião Maia
 
Rio, em 6 de julho de 2014.
 
 
 
        Humberto Pinto Cel
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário