quinta-feira, 31 de maio de 2012

VIOLÊNCIA




        Violência é um fenômeno explícito de degeneração do viver

        Explico:

        Onde não há vida, não há viver. Assim, o viver é o movimento da vida ou o exercício da vida. DEUS responde pela vida e os demais seres pelo viver.

        Neste universo destacam-se os seres humanos.

        O viver na sociedade humana sugere harmonia (Paz e amizade entre pessoas). Na ruptura dessa harmonia manifestam-se os atos de violência. Violência é o curso do uso da força desmedida:

Assim, a violência diferencia-se de força,[2] palavras que costuma estar próximas na língua e pensamento quotidiano. Enquanto que força designa, em sua acepção filosófica, a energia ou "firmeza" de algo, a violência caracteriza-se pela ação corrupta, impaciente e baseada na ira, que convence ou busca convencer o outro, simplesmente o agride” (Wikipédia).

        Na mais abrangente das conceituações:

Violência é um comportamento que causa intencionalmente dano ou intimidação moral a outra pessoa... Tal comportamento pode invadir a autonomia, integridade física ou psicológica e mesmo a vida de outro (Wikipédia). É o uso excessivo de força, além do necessário ou esperado.[1] O termo deriva do latim violencia (que por sua vez o amplo, é qualquer comportamento ou conjunto de deriva de vis, força, vigor); aplicação de força, vigor, contra qualquer coisa” (Wikipédia).

        Violência individual e violência coletiva

        Violência é uma degeneração do caráter individual ou coletivo.
           No dia a dia são propagados, no Brasil, o noticioso da violência:

A televisão tem sido tema de muita discussão em relação as cenas de violência realísticas. Muitas vezes, quase simultaneamente, expõe em suas programações, nos telejornais, telenovelas e seriados. A grande infiltração da televisão em todos os lares pode rapidamente difundir alguns dos tipos de violência. Existem em vários programas uma forma de violência explícita, entre elas, a violência verbal, a que costuma ser mais encontrada na mídia. Há vários contraditores quanto a este tipo de programas televisivos serem expostos no horário nobre, e, os ditos cujos sempre tem almejado o aumento da censura para estes eventos que possuam palavras de baixo calão (Wikipédia).

        A violência coletiva ou política acontece quando fazem do instrumento da Lei um fator indutor da violência.


        O fato:

30/05/2012 18h23 - Atualizado em 31/05/2012 07h20

Homem é preso por fabricar balões dentro de casa no RJ

Foram apreendidos nove balões com cerca de oito metros cada.
Suspeito foi preso em Belford Roxo, na Baixada Fluminense.

Do G1 RJ

Comente agora




Um homem foi preso, por volta das 15h desta quarta-feira (30), numa fábrica de balões dentro da própria casa, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Segundo informações do delegado Fábio Pacífico, da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), foram apreendidos nove balões com cerca de oito metros cada.
O delegado informou que Rodrigo Soares de Lima, de 29 anos, fabricava os balões no fundo de casa. Os policiais apreenderam material para o preparo de vários balões, seis bandeiras, maçaricos, bujão de gás e fogos de artifício. Segundo o delegado, o local foi encontrado através de informações ao Disque-Denúncia.
O Disque Denúncia lançou, nesta quarta-feira, a campanha "Ao contrário de um balão, uma denúncia não cai do céu". Criada em 1999, ela tem como objetivo conscientizar a população sobre os riscos que a queda de um balão pode trazer às indústrias, às matas, às residências e às pessoas.

        Comento:

        O "balão junino", que, sem qualquer sombra de dúvida, pertence ao patrimônio cultural brasileiro, está proscrito por ato legislativo ilegítimo, pois o texto desobedece a garantias escritas na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

        Esta situação anômala, de flagrante desrespeito aos direitos fundamentais do ser humano, em particular, do brasileiro e contrária à cultura, permanece dando azo a todo um contexto repressivo contra os baloeiros, exacerbado por uma campanha de mídia insidiosa, sustentada em dados falsos ou hipóteses inverossímeis.

        Tudo começa com esse arranjo improvisado:

Art. 42 Fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano: Pena - detenção de um a três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente”.

        Assim, este é um ato abusivo e de violência, pois nega princípios e garantias da Constituição Federal:

        É bom lembrar:

As Organizações GLOBO afirmam:

(n) As Organizações Globo são entusiastas do Brasil, de sua diversidade, de sua cultura e de seu povo, tema principal de seus veículos. Isso em nenhuma hipótese abrirá espaço para a xenofobia ou desdém em relação a outros povos e culturas”...

E, a Constituição Federal prescreve:

 

Art. 215. O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais.
§ 1º - O Estado protegerá as manifestações das culturas populares, indígenas e afro-brasileiras, e das de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional. ... (Incluído pela Emenda Constitucional nº 48, de 2005)

Art. 216. Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem:
I - as formas de expressão;
II - os modos de criar, fazer e viver;
III - as criações científicas, artísticas e tecnológicas; ...

§ 1º - O Poder Público, com a colaboração da comunidade, promoverá e protegerá o patrimônio cultural brasileiro, por meio de inventários, registros, vigilância, tombamento e desapropriação, e de outras formas de acautelamento e preservação. ...§ 3º - A lei estabelecerá incentivos para a produção e o conhecimento de bens e valores culturais.
§ 4º - Os danos e ameaças ao patrimônio cultural serão punidos, na forma da lei.



Deixem nossa arte em paz





Humberto Pinto Cel



Nenhum comentário:

Postar um comentário