sexta-feira, 27 de julho de 2012

O DIREITO CORROMPIDO




Veja, como acontecem... Os movimentos na relação social



        Algumas pessoas entendem que podem regular o comportamento de outras e resolvem formatar a liberdade e para isso utilizam-se do Poder do Estado para regular procedimentos, de acordo com determinada régua.

        Legislar é uma faculdade do Estado de Direito, para estabelecer formas de conduta geral, mas essa faculdade, antes de tudo, é uma conquista do povo que, ao longo do tempo e no desenvolvimento da cultura humana, edificou o Estado Democrático de Direito, em razão da liberdade e tendo em vista a desejável harmonia nas relações sociais.

        Desde os primeiros momentos do nosso viver, estamos diante desse imperativo.

        Liberdade é um atributo da Vida, é o meio onde prosperam os seres humanos.




         Liberdade, em filosofia, pode ser compreendida tanto negativa quanto positivamente. Sob a primeira perspectiva denota a ausência de submissão, servidão e de determinação; isto é, qualifica a independência do ser humano. Na segunda, liberdade é a autonomia e a espontaneidade de um sujeito racional; elemento qualificador e constituidor da condição dos comportamentos humanos voluntários. Wikipédia.


Spinoza

Para Spinoza, a liberdade possui um elemento de identifição com a natureza do "ser". Nesse sentido, ser livre significa agir de acordo com sua natureza.
É mediante a liberdade que o Homem se exprime como tal e em sua totalidade. Esta é também, enquanto meta dos seus esforços, a sua própria realização.
Tendemos a associar a fruição da liberdade a uma determinação constante e inescapável. Contudo, os ditames de nossa vida estão sendo realizados a cada passo que damos, assim a deliberação está também a cargo da vontade humana (na qual se inserem as leis físicas e químicas, biológicas e psicológicas). Diretamente associada a ideia de liberdade, está a noção de responsabilidade, vez que o ato de ser livre implica em assumir o conjunto dos nossos atos e saber responder por eles.
Wikipédia.



       

       
        Leia mais sobre Liberdade


        Humberto Pinto Cel


Nenhum comentário:

Postar um comentário