segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

A MAGIA DA TECNOLOGIA

 
 

        Desde Antoine Lavoisier

"É reconhecido por ter enunciado o princípio da conservação da matéria, apesar de o russo Mikhail Lomonossov tê-lo feito 14 anos antes. Além disso identificou e batizou o oxigênio, refutou a teoria flogística e participou na reforma da nomenclatura química. Célebre por seus estudos sobre a conservação da matéria, mais tarde imortalizado pela frase popular:

Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma"
Wikipédia
       
        O homem passou a entender que as coisas são como foram criadas e não podem ser mudadas de acordo com a vontade ou critério de cada um.

        Ainda assim, não são poucos os aventureiros que pretendem mudar a natureza das coisas...


ARTEVIDA, Rio de Janeiro, 29dez13 

        Na questão do balão - balão junino - no Brasil, a partir da ECO92 consolidou-se como vontade uma ideia que vinha latente na mente de alguns: extinguir essa prática considerada nociva ao meio ambiente.

        Desprezaram tudo: a história, o legado, a arte, a tradição, o folclore, a cultura e partiram para o finalmente:

"Art. 42 Fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano:
        Pena - detenção de um a três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente".

        Mas não consideraram a astúcia dos artífices - os artistas do papel - e fracassaram ou para nós brasileiros: "deram com os burros n'água".

        Logo, logo, a intuição, que é o atributo do homem que pensa - há os homens que não pensam e vivem na mediocridade - se fez presente e nasce o balão de ar quente ou o balão que se eleva propulsado pela energia solar.


 
 
 
        Humberto Pinto Cel


 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário