sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

VIVA O TEMPO!




Ainda na Direção da Sociedade Amigos do Balão 

Escrevi


Pres. da SAB
Rio, 31jul2008

EDITORIAL

       
A liberdade é condição necessária da condição humana

    Jean-Jacques Rousseau



 
"Balão é bonito, mas é perigoso"


       Esse jargão criado pelos detratores do balão e fartamente usado pelas Organizações Globo, para estigmatiza-lo, com a nítida intenção de incompatibilizá-lo com o moderno, não vingou.
       Mas, tem sido dito que tradições podem ser alteradas pelo Estado, tendo em vista exigências da sociedade.
       Nesse esforço predador, os detratores, usam linguagem enganosa e a  sociedade é sempre citada beneficiária das artimanhas e serve como escudo para esconder suas origens e intenções.
       Contudo, vamos apresentar algumas reflexões.
       Qual sociedade? Ora, com certeza, essa exigência não é da sociedade brasileira, generosa, mas que tem sofrido com as vicissitudes da antipolítica imposta ao nosso povo, quem sabe, dilatado por essa mesma gente que condena o balão. 
       No nosso entendimento a sociedade brasileira, como muitas outras, também não aceita romper uma tradição, principalmente das festas juninas e dos balões juninos. São festas das famílias! E a cultura, como fica? Em todas as sociedades a cultura tem a primazia, porque cultura é atributo da natureza humana.
       A sociedade brasileira quer, sim, a convivência harmônica entre as pessoas e a conseqüente paz social!
       Agora, vamos perguntar, o que é o moderno?
       O conceito de moderno, nesse particular, representa apenas uma visão obliqua de parcelas do corpo social, uma interpretação estreita de certa elite presunçosa que se julga prepotente para limitar os gostos e determinar o comportamento das pessoas.
       No caso presente, parece que estamos diante de um fenômeno pouco comum nas democracias.
       O surgimento de minorias que se aglutinam para formar o espectro de mando e se insinuam no poder político para instituir normas coercitivas de procedimento a fim de impor comportamentos de acordo com seus modos ou interesses. São grupos oportunistas que acoplam aos governos e com suas intervenções praticam o abuso do poder, na manipulação dos sentimentos do povo. Assim, afetam a relação de respeito entre governantes e governados, pervertem os usos e costumes das populações e corrompem os governos, porque atuam como elementos oportunistas que se insurgem nos momentos de dúvida, com o consentimento tácito dos governantes.
        Os governantes não recebem esse tipo de procuração, mas, sem convencimento, não hesitam em trair a confiança dos que os colocaram no poder, e cedem na parceria, rompendo o compromisso condicional da obediência.
        Não pode ser assim. As coisas do povo são necessárias, o que não se pode desprezar.
        Assim, aí estão as festas juninas e os balões juninos.
        O balão é feito geralmente de papel de seda e em variados formatos, o qual, enchendo-se da fumaça de uma mecha e aquecendo o ar interno, se faz subir aos ares em certas festas populares: balão de papel .
        Isso é tradição! Isso é cultura!
        Agora, vamos examinar as afirmações e concluir:
         - balão é bonito¹, logo é agradável à vista, ao espírito; é nobre, é generoso; é bom, apetecível;
         - balão é perigoso², objeto em que há perigo; arriscado. Objeto que causa ou ameaça perigo.     
         Por natureza, o ser humano se aproxima das coisas que lhe fazem bem. Sem dúvida, o esforço no sentido de aproximação é o apetite ou desejo. Quando o esforço vai no sentido de evitar alguma coisa, afastamento, chama-se aversão.
        No exemplo em discussão: balão é bonito, mas é perigoso, o belo prevalece porque o perigo a ele condicionado é superveniente e incerto; é possível, mas não é provável, o que reduz importância diante da beleza e das virtudes da arte.
        Para concluir, o que se quer dizer com essa análise é que o Art. 42 da Lei 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, nasceu de um arranjo de palavras, contraditório e falso, distante da realidade e contrário à idéia popular, portanto desprovido dos pressupostos necessários para a formulação de uma norma capaz de inspirar o sentimento de obediência.    
       Sociedade Amigos do Balão

1 e 2 - Michaellis








        Humberto Pinto Cel





Nenhum comentário:

Postar um comentário