segunda-feira, 23 de junho de 2014

PARA REFLEXÃO





NÃO TENHAIS MEDO!


Semana passada, a liturgia nos lembrava que somos chamados a sermos no mundo sinal do amor de DEUS, do amor comunhão, especialmente com os que mais sofrem. Hoje, em plena sequência do que meditávamos no último domingo, a Palavra de DEUS nos mostra que nem sempre é fácil ser profeta diante das hostilidades de um mundo que parece querer construir a sua história sem DEUS.

Diante disso, o Senhor convida o pequeno rebanho: “Não tenhais medo”. Por experiência própria, o homem conhece bem o significado dessa palavra. Quando criança, temos medo do escuro. Já o adolescente manifesta, muitas vezes, seus medos através da timidez: fora de seu grupo, seu circulo de amizades, se retrai. É uma sensação difícil de alguém que já não é mais criança nem totalmente adulto. O jovem, por sua vez, se sente inseguro diante do futuro, dos desafios da vida, das incertezas no mundo do trabalho e na área da afetividade. Os adultos temem não serem aceitos, os revezes financeiros, o desprezo, a tristeza e a solidão da velhice, a doença e a morte.

A Escritura, no entanto, nos convida a não temer, a confiar no Senhor, a pôr n’Ele a nossa esperança: “Quem confia no Senhor é como o monte de Sião, nada o pode abalar, porque é firme para sempre”. No Evangelho, Jesus nos convida a intrepidez: Não tenhais medo! Em Jesus o mal foi vencido, a morte foi vencida. Na Eucaristia, encontramos a força para que, apesar das tentações da vida, não cedamos ao medo, pois “em tudo isso somos mais que vencedores, graças Àquele que nos amou primeiro”.

Como nos exorta o Apóstolo São Paulo, “nem a morte nem a vida, nem os principados, nem qualquer outra provação, nos poderão separar do amor de DEUS, manifestado em Cristo Jesus”.    

Texto extraído do folheto A MISSA da Arquidiocese do Rio de Janeiro, de 22 de junho de 2014.

 
        Humberto Pinto Cel
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário