domingo, 15 de maio de 2011

A MOEDA TEM DUAS FACES



ENFIM


        O Deputado PAULO RAMOS acaba de instituir A SEMANA EDUCATIVA "BALÃO SEGURO" E CRIA O "BALOÓDROMO" NO ÂMBITO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, nos termos:



PROJETO DE LEI Nº 442/2011

EMENTA:

INSTITUI A SEMANA EDUCATIVA "BALÃO SEGURO" E CRIA O "BALOÓDROMO" NO ÂMBITO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.



A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
RESOLVE:
Art. 1º - Fica instituída a Semana Educativa "Balão Seguro, tradição e cultura", a ser realizada a cada ano nas escolas públicas e particulares do Estado do Rio de Janeiro.

Art. 2º - A Semana Educativa "Balão Seguro, tradição e cultura" deverá ser organizada pelas escolas e poderá conter atividades que incluam:

I - palestras com representantes do Corpo de Bombeiros e educadores;
II - orientação sobre o lado lúdico, cultural e folclórico, da soltura de balões;
III - organização de exposição de fotos e de exemplares de balões com a participação de baloeiros, alunos, pais e populares.

Art.3º - O Poder Executivo editará os atos necessários para cumprimento da presente Lei.

Art.4º - Fica criado o "baloódromo" no Estado do Rio de Janeiro.

Art.5º - O "baloódromo" tem como objetivo:

I - proporcionar ao público amante dos balões um local seguro para a prática;
II - criar um local próprio para o balonismo, que além de lazer, ofereça educação quanto às regras de segurança e de responsabilidade ao se balões;

Art. 6º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.

Plenário Barbosa Lima Sobrinho, 11 de maio de 2011


Deputado PAULO RAMOS


JUSTIFICATIVA

Prática milenar no mundo e de grande tradição no Brasil, o balonismo tem sofrido um processo público de linchamento por parte daqueles que sequer se dão ao trabalho de conhecer a prática e a evolução desta nobre arte. Hoje com o advento do balão que não causa incêndios, os detratores desta tão bela tradição popular, sequer querem tomar conhecimento de tal avanço e insistem em extinguir de nossa cultura esta manifestação. Em nome de nossas tradições populares, de nosso folclore e da cultura em geral, apresento este projeto.

Comento:

        Agora Sim! 

        Sob a liderança desse parlamentar do Rio de Janeiro, um dos constituintes da Constituição do Brasil de 1988, a Constituição Cidadã, “as águas correm para o mar”.

        A voz dos baloeiros está ouvida!

        De um lado os detratores do balão – balão junino - e predadores da cultura com a impostura do Art. 42 da Lei 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, sancionada pelo então Presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, para a extinção do balão – balão junino, marginalização dos baloeiros e a conseqüente mutilação das Festas Juninas, a festa da família. 

        Assim, não será a fúria da mídia compulsiva, do conluio que se formou para impor uma opinião pública nociva, que conseguirá tirar esse ícone, o balão junino, da cultura brasileira.


       




        Humberto Pinto Cel

Um comentário:

  1. Como diz o provérbio popular, "devagar se vai ao longe" e eis que surge os tempos de bonança pela justa causa e valorização da tradição do balão sãojoanino no Brasil. Nós portugueses, saudamos esta grande vitória, que com certeza ainda surgirão outras mais.
    Parabéns aos irmãos da arte baloeira do Brasil.
    "E ASSIM FEZ-SE JUSTIÇA!"
    Chico Carioca
    TURMA LUSA DE LISBOA-PORTUGAL
    "Nossa arte não tem fronteiras"

    ResponderExcluir