CULTURA
E NATUREZA
(Atualizado)
Enganam-se
os que querem reinventar a roda.
Os
evolucionistas ou materialistas dizem que a natureza é pré-existente
e que o homem é produto da metamorfose animal: dos anfíbios, por
sucessivas transformações, aos primatas e muito tempo depois, ao
homo erectus, origem do homem atual.
Qualquer
semelhança é mera coincidência.
Mas...
Dizem que você já foi isto.
Pasmem!
|
Os criacionistas dizem que
DEUS erigiu a natureza e a proveu de todos os seres que nela habitam e no
sexto dia criou o homem a sua imagem e semelhança.
Cada um, de acordo com suas convicções...
Esta é uma questão subjetiva. Eu, por acreditar em DEUS, prefiro aceitar a teoria criacionista.
No dilema, o mais importante
é a intuição. Por mais que alguns pretensiosos tentem enganar, com a dialética
discursiva, pouco influencia o entendimento da pessoa.
A natureza tem seu dono e
possui suas defesas.
Nesta abordagem, o propósito
é falar sobre cultura. A cultura, sim, é criação da arte do homem, pertence ao
homem e está no domínio do homem.
Cultura é a força motriz para
produção de bens, é o resultado do desenvolvimento intelectual do ser humano. Na
cultura está todo o acervo da inteligência humana:
“O termo de sua
evolução biológica colocou o homem em condições de criar um mundo próprio, o
mundo dos objetos, dos produtos de sua mão e de seu pensamento. É o denominado
mundo cultural humano, cuja natureza e cujas leis não se confundem nem
com as do mundo físico nem com as do psiquismo individual. Integrado por
símbolos e objetos, por instrumentos e modos de pensar, por normas de conduta e
instituições, assenta-se o mundo humano tanto na atividade espiritual como na
atividade material dos homens.
Em nossa
espécie, a sociedade não é só de pessoas, mas também de coisas produzidas
pelo trabalho. Este, além de social, é executado por seres pensantes,
através de instrumentos adrede fabricados. Graças ao trabalho apropriamo-nos da
natureza e incorporamo-la aos objetivos do mundo que nos é peculiar. Se não
houvesse produção de bens, a sociedade humana seria semelhante à dos
animais.
É pela
produção que o homem destaca-se, em definitivo, do mundo animal e parte para a
edificação do mundo humano. O mundo humano não se compõe de uma série de
pensamentos nem de mera coleção de desejos suspensos no ar. Ele é algo de
concreto e provém do trabalho social produtivo.
Ao homem não
seria dado produzir se não estivesse dotado das qualidades biopsíquicas que o
singularizam. Só o homem acende fogo e dele se utiliza. Só ele domestica
animais. Ele só constrói cidades, inventa máquinas, escreve poesias. Sua
estrutura física proporciona-lhe a vantagem da posição vertical em que anda, da
forma dos braços e das mãos. Em virtude do conjunto das suas qualidades mentais
estabelece com seus semelhantes comunhão de sentimentos e idéias que a memória
lhe permite conservar, ligando o passado ao presente. Sem essas qualidades
biopsíquicas não estaria o homem capacitado para entrar em contato com o meio
físico por intermédio do trabalho que, consumando-se sobre a natureza, nela
introduz transformações em que se expressam sua vontade e seus objetivos”.
HERMES LIMA, Introdução à Ciência do Direito, páginas 7 e 8.
A fonte do saber e o exercício do bom exemplo são os fatores que negam a presença do predador da cultura, porque sua ação é nociva ao predicado da inteligência e mata a capacidade criativa do ser humano.
Humberto Pinto Cel
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