terça-feira, 24 de abril de 2012

A PERSEGUIÇÃO AOS BALÕES 5







O Brasil pelo avesso



        Atual expoente do PV, na Câmara dos Deputados, que condena o balão – balão junino.

        Sr. Zequinha Sarney, sua prática não está conforme o seu discurso.

       
Do blog coturnonoturno

24abr2015


Ilha de Curupu, Maranhão, propriedade dos Sarney. Ali onde está a mansão do Zequinha Sarney, era uma floresta nativa.






Zequinha Sarney, cria de José Sarney, é deputado federal pelo Maranhão. Se quisesse ser governador, prefeito, interventor, empreiteiro, bicheiro, dono de motel, também poderia, porque naquele estado sendo Sarney pode tudo. Zequinha Sarney é do Partido Verde, é presidente nacional. Amanhã o Zequinha Sarney quer interditar o deputado federal Paulo Piau (PMDB-MG) invalidando o relatório da Câmara sobre o Código Florestal. Zequinha Sarney é daqueles que defendem que mais de um milhão de pequenos agricultores brasileiros sejam expulsos das margens dos rios que ocuparam quando não havia lei ambiental. No lugar do milho, da mandioca, do feijão, Zequinha Sarney quer que eles plantem pinus ou eucalipto.





Olhando a foto acima, vemos que a Família Sarney abriu uma clareira na mata nativa da Ilha de Curupu para construir uma mansão onde o Zequinha Sarney refestela-se com a sua prole e família. Ali onde está mansão do Zequinha é uma APP, uma Área de Preservação Permanente. Mas APP só vale para agricultor pobre e miserável, jamais para um Sarneyzinho. É por este tipo de prepotência que o Maranhão é o estado mais miserável do Brasil. Por pouco, o pai do Zequinha não transformou o Brasil num grande Maranhão, quando passou pela presidência. Alguém, amanhã, no debate da Câmara, poderia fazer o favor de esfregar esta foto da Ilha de Curupu nas fuças do Zequinha Sarney. Pode ser que assim ele crie vergonha naquela cara de pau. Pau de árvore nativa que ele a sua família devastaram numa Área de Preservação Permanente lá no Maranhão.

(Publicado originalmente no dia de ontem, às 20:23 h)

        Para lembrar aos nossos legisladores e magistrados do Poder Judiciário:

     Arte, folclore e cultura são bens irremediáveis.

     O estado não faz cultura, quem faz cultura é a pessoa, ou a gente.

       Esta é nossa Constituição, respeiten-na:

Art. 215. O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais.

§ 1º - O Estado protegerá as manifestações das culturas populares, indígenas e afro-brasileiras, e das de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional.

...

 (Incluído pela Emenda Constitucional nº 48, de 2005)


Art. 216. Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem:

I - as formas de expressão;

II - os modos de criar, fazer e viver;

III - as criações científicas, artísticas e tecnológicas;

§ 1º - O Poder Público, com a colaboração da comunidade, promoverá e protegerá o patrimônio cultural brasileiro, por meio de inventários, registros, vigilância, tombamento e desapropriação, e de outras formas de acautelamento e preservação.
...

§ 3º - A lei estabelecerá incentivos para a produção e o conhecimento de bens e valores culturais.

§ 4º - Os danos e ameaças ao patrimônio cultural serão punidos, na forma da lei.



         Humberto Pinto Cel








Um comentário:

  1. É isso. Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço.
    Além do desmatamento, o terreno nada produz, a não ser as águas servidas da mansão, com cocô e xixi, que provavelmente são despejadas "in natura" nas águas que contornam a ilha, ou então por sumidouro, contaminando o lençol freático da área.
    Enquanto existir político sarnento (nada a haver com a família), o Brasil continuará doente.

    ResponderExcluir