sábado, 1 de setembro de 2012

UMA QUESTÃO RESOLVIDA







 A Função Humana e Social do Balão



         Alguns perguntam:
         Afinal, para que serve o balão?















        Respondo,

        O balão – balão junino - é um objeto saído do pensamento, criado para devaneio. Antes de ser um modo de beleza, que reúne e encanta as pessoas é um móvel que irradia alegria.

        No curso do desenvolvimento da sociedade humana foi incorporado ao patrimônio cultural imaterial dos povos que exercitam a sua prática, devido aos benefícios que derivam da sua atividade.

        Assim, como a música, a arte dos balões é uma barreira natural de defesa do tecido social, para anular a agressão dos agentes externos de degeneração da sociedade.

        Os agentes externos são vários e alguns posso enunciar:

        Drogas, aberrações morais, degenerações de comportamento, degradação social, que vemos todas as horas, pelos dias, meses e anos, no nosso Brasil, principalmente expostos na telinha, num processo de propaganda dinâmico e elaborado, que banaliza as mazelas, desfigura o certo do errado e assim, conduz subliminarmente muitos para um estado de apatia, que contagia outros e é capaz de remediar a violência e o consequente caos social, precedentes da guerra civil.

        Isto desagrega e leva o homem para destruir.
 

        A arte dos balões, pelos predicados próprios do seu ritual, encerra uma rica fonte de valores que sedimentam as imunidades do corpo social:

        Intuição, imaginação, criatividade, trabalho, amizade, solidariedade e confraternização.

        Isto agrega e leva o homem para a construir.
 

        Logo, do exercício espontâneo e continuado dessa atividade, que é tirada da escola da vida, o homem, desde a infância, aprende as lições para o seu viver e conviver e converge para a harmonia, indispensável à paz social.
 


 Homenagem, Rio 2set2012


Sto. Antonio, Rio 2set2012

 
 
Sto. Antonio, Rio 2set2012


 
        Humberto Pinto Cel


Significado de Imunidade

s.f. Isenção de impostos, deveres, encargos etc.
Privilégio, direito, prerrogativa: imunidades diplomáticas.
Biologia. Resistência natural ou adquirida de um organismo vivo a um agente infeccioso (micróbios) ou tóxico (venenos, toxinas de cogumelos).







Nenhum comentário:

Postar um comentário