OCUPASSOM . Rio de Janeiro . 12jan2013
A ARTE DO VIVER
O Velho Vo diante do Viver
Afinal, o que é o viver?
Como disse anteriormente, o viver é a face explícita da Vida, é o efeito da Vida, é o exercício da Vida... É a forma da Vida.
O ser humano, assim como a rosa, é fruto da dádiva da Vida, com a diferença: ele é dotado da alma, do espírito. Portanto, o homem e a mulher têm uma competência singular que lhes permitem realizar a arte do viver. Isso lhes confere autonomia para atender a individualidade e a convivência. Essa capacidade faculta o homem dirigir o viver diante da materialidade do bem e do mal, devido o livre arbítrio.
O predicado de poder escolher o jeito de viver possibilita o homem ou à mulher prever o plano do viver, que deve estar em conformidade com o plano da Vida.
Ora, não se desespere você também é capaz de fazer o viver, ou seja, observar os modos próprios que são decorrentes da própria Vida.
Veja o acervo da construção humana que muitos chamam de cultura humana. O desenho ou gravura, a escultura, a pintura, a literatura, a música, a arquitetura, a arte cênica ou dramática e muitas outras práticas emanadas da alma, são facetas da arte.
Essas são as formas extraordinárias do exercício do viver e que alicerçam a obra humana; a linguagem pura, que materializa a concepção intelectual do homem, e cujos resultados excitam os sentidos e provocam a razão, que lhes atribuem valor: isto é o viver! Para si e para o conviver.
Na relação humana o viver pode ser comparado a um simples quadro da pintura, a um elementar ensaio literário, ou a um pequeno passo da ciência. Nessa acepção o viver é feito da arte do homem.
O viver, procedente da arte, possui qualidade.
"Os Homens Envelhecem, Mas Não Amadurecem"
ALPHONSE DAUDET
Humberto Pinto Cel
Nenhum comentário:
Postar um comentário