segunda-feira, 4 de junho de 2012

CORREÇÃO NECESSÁRIA




As Organizações GLOBO afirmam:

(n) As Organizações Globo são entusiastas do Brasil, de sua diversidade, de sua cultura e de seu povo, tema principal de seus veículos. Isso em nenhuma hipótese abrirá espaço para a xenofobia ou desdém em relação a outros povos e culturas”...


Itapecerica da Serra . 3jun2012
 4º. Festival de balão . fonte térmica solar  




        É evidente que o balão – balão junino - é um fato social relevante. A prova disso é o destaque que as Organizações Globo dão às situações dele derivadas.

        Uma tradição de mais de trezentos anos, que se mantém ligada ao ritual das Festas Juninas é imprescritível.

        A magia e a beleza aliada aos recursos da tecnologia moderna – aprimoramento da fonte térmica auto-extinguível e a utilização da térmica solar - tornam sua prática mais sofisticada e segura, compatível com as qualidades mais exigente da nossa gente, mas algumas das suas variantes devem estar ajustadas aos desafios dos tempos atuais.

        A criminalização do balão foi um erro. O Art. 42 da Lei 9.605 é injusto, inconveniente, causa confusão e, acima de tudo, contraria o que está prescrito na Constituição Brasileira.

        O programa do Fantástico de ontem, 3 de junho de 2012, apresenta um aspecto dessa falha. Aborda com precisão, guardados os exageros do sensacionalismo, da linguagem enganosa, das acusações levianas, das insinuações maldosas, das infâmias, o que deve ser considerado de proveito na intenção educativa.

        As coisas do povo não podem ser olvidadas e o Estado Brasileiro é bem cioso dessa defesa. A Constituição de 1988 protege o cidadão, seus bens e as suas realizações. Das garantias fundamentais à proteção da arte, do folclore e da cultura das pessoas se inserem vários preceitos que devem ser cumpridos.

        Numa sociedade as pessoas desenvolvem suas criatividades.

        Por outro lado, o poder público responsável pela segurança – a incolumidade das pessoas e do seu patrimônio - não pode continuar omisso diante da anomalia, há de corrigir o erro e criar procedimentos capazes de inibir os desarranjos apontados.

        

        Humberto Pinto Cel


3 comentários:

  1. Bom dia Coronel Humberto Pinto.
    Solto balões a mais de 28 anos daqui do Encantado e sou contra o Art. 42...mas o Fantástico deu 13 minutos de paulada.
    Tudo por causa dos resgateiros;INVADEM,QUEBRAM BENS,BRIGAM,XINGAM,alguns puxam ARMAS(SOU TESTEMUNHA),esses não estão nem aí para liberação do Junino;NÃO SÃO BALOEIROS,as imagens estão ai.
    Até os SEM FOGO estão sendo atacados,e agora?
    E é por causa deles que a imagem do balão junino esta assim,a pergunta é: se a mídia tem o poder nas mãos, em quem a população vai acreditar?
    Ah! que saudades da minha infância, onde não havia isso e os balões eram pegos com a marimba.

    ResponderExcluir
  2. Amigo do balão

    Pelo programa do Fantástico, de 3jun2012, estão expostos alguns incômodos gerados pela prática da soltura de balões, todos são passíveis de solução. O que não se admite é a decretação da: morte ao balão - balão junino!
    Arte, folclore e cultura são bens irremediáveis e estão garantidos pela Constituição Federal.
    Há erros, mas o poder público não pode reprimir o povo que exercita essa arte, por causa desses erros. Deve promover o entendimento e encontrar as soluções para saná-los.

    Vale lembrar o que diz o preâmbulo da Constituição:

    "Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL".

    Essa exibição do Fantástico não pode ser usada para justificar a mutilação da cultura da gente.
    Corrigir sim, matar não.

    A atitude de alguns não pode prejudicar o todo.
    Na Democracia o Estado é o meio e não o fim.

    Abraços.
    Humberto

    ResponderExcluir
  3. Aqui de Portugal não tivemos acesso a Globo para ver essa reportagem que passou no Fantástico, mas, focando-me no que li no blog Balão Livre, penso que o problema se refletiu novamente no que diz respeito aos resgates. Pensar que aqui em Portugal, pessoal nem liga para isso. Só a exemplo do S. João do Porto que toda a noite sobem balões por toda a parte e de manhã é comum verem-se balões caídos em cima dos telhados, nos jardins e lá permanecerem sem ninguem ligar a mínima, leva-me crer que tanto Brasil e Portugal estão numa diferença tremenda no comportamento sobre a nossa arte. Parece como a diferença do vinho para água. Se aí temos o progresso dos balões, também temos a proibição que parece querer que seja total, inclusive nos solares. Aqui, os balões continuam em cerca de 99,9% sendo identicos como se soltava há 300 anos atrás, mas, os mesmos estão liberados na soltura e na venda direta pelo comércio. Dá que pensar qual a escolha que se pode fazer.
    Um coisa é certa, de certeza que a tradição não vai acabar e seja qual for as ideologias por parte dos baloeiros, os balões estarão sempre representando a cultura de muitas nações.
    Um abraço
    Chico Carioca
    TURMA LUSA DE LISBOA
    PORTUGAL

    ResponderExcluir