sexta-feira, 12 de agosto de 2011

OGLOBO: UM JORNALISMO DE VERDADE... (5)






OS ATRIBUTOS DA INFORMAÇÃO DE QUALIDADE


A correção

Correção é aquilo que dá credibilidade ao trabalho jornalístico: nada mais danoso para a reputação de um veículo do que uma reportagem errada ou uma análise feita a partir de dados equivocados. O compromisso com o acerto deve ser, portanto, inabalável em todos os veículos das Organizações Globo. É evidente que, depois de tudo o que aqui já foi dito sobre o conceito de “verdade”, não é demais dizer que estar correto é procurar descrever e analisar os fatos da maneira mais acurada, dadas as circunstâncias do momento. Nesse sentido, a correção é um processo, uma construção que vai se dando dia após dia. O jornalista investiga os fatos, pouco a pouco, e vai montando um quebra-cabeça. O retrato final estará ainda incompleto, à espera da História, mas terá de ser já, necessariamente, uma silhueta com contornos visíveis. Não há fórmula, e nem jamais haverá, que torne o jornalismo imune a erros, porém. Quando eles acontecem, é obrigação do veículo corrigi-los de maneira transparente, sem subterfúgios, num movimento que é ele próprio essencial à busca da informação correta. Um dos mecanismos que mais contribuem no controle de qualidade posterior à publicação das informações é a reação do público. É essencial, portanto, que todos os veículos das Organizações Globo tenham, cada um à sua maneira, estruturas que recebam amplamente as observações do público, críticas ou elogiosas, para processá-las, entendê-las e dar seguimento a elas...


            Comento:

        No dia em que o jornalismo brasileiro se der conta dos termos do texto acima formulado e realizar, na prática, o que nele está previsto, por certo estaremos vivendo a Democracia no Brasil e a imprensa brasileira terá recuperado o apreço das pessoas.

        Leia o que disse recentemente ao ALERTA TOTAL em face campanha da mídia viciada contra o balão junino e os baloeiros, desde 1980 e agravada a partir de 1998.


        Humberto Pinto Cel




Nenhum comentário:

Postar um comentário