domingo, 14 de agosto de 2011

OGLOBO: UM JORNALISMO DE VERDADE... (6)




Os atributos da informação de qualidade


A agilidade

A agilidade da produção jornalística é o que compensa, em larga medida, as suas imperfeições, se a compararmos a outras formas de conhecer a realidade. Em outras palavras, há um duplo sentido na afirmação de que o jornalismo produz uma primeira imagem dos fatos: a imagem é primeira, porque dela ainda não se têm os contornos definitivos; mas, também, é primeira porque é traçada logo após o ocorrido. A informação tem de ser prestada no menor espaço de tempo da melhor maneira possível, eis a equação diante da qual os jornalistas se veem todos os dias. Portanto, é atributo fundamental da qualidade da informação jornalística ser produzida com rapidez. Se a História pode dispor de anos de trabalho para fazer aflorar a realidade, o jornalismo dispõe de algumas horas (no máximo, de alguns dias, se a publicação for semanal ou mensal). É a celeridade com que traça o primeiro retrato dos fatos que ao mesmo tempo dá utilidade à produção jornalística e justifica as suas lacunas. A notícia tem pressa. E é por essa razão que os seguintes princípios devem ser perseguidos:

         Comento:

         Fato, notícia e informação são os elementos básicos que sintetizam quase todo o trabalho do jornalismo.

        O fato para o jornalismo é a matéria prima, é o que ocorre no ambiente humano, no momento, em geral fora do normal e pela importância que lhe for devida no critério dos profissionais do jornalismo deve ser passado para o conhecimento público, na presunção de que seja do interesse e para proveito de outras pessoas.

        O fato é a causa da notícia e esta representa o resultado de um trabalho do jornalismo. O fato pode ser mantido puro ou pode ser viciado (imagem do fato) no processo de elaboração da notícia.

        A informação é o resultado da conjugação desses dois primeiros momentos, até a publicação pelos meios de mídia: escrita, falada e televisiva. A partir do fato começa a correria para a divulgação.

        A notícia tem pressa, mas “a pressa é inimiga da perfeição”.

        Na busca pela primazia diante da agilidade, da concorrência, do furo jornalístico, da informação exclusiva, em primeira mão, podem ocorrer falhas que degeneram a informação. Assim, nessa fase a notícia deve estar rigorosamente de acordo com o fato.  Quanto mais a notícia se afastar do fato menos qualidade ela terá e mais distante ela estará da verdade. Portanto, revelar o fato na sua verdade física deve ser prioridade do bom jornalismo.
       


O fato


(1)

Inolvidável forma de expressão popular...


(2)

Vem da alma, é exemplo de paz.

 
        Em razão desse fato a mídia viciada, artificialmente criada para condenar o balão junino, pelos meios de comunicação, abusa da linguagem e blasfema contra a arte, o folclore e a cultura da nossa gente.

        Os detratores do balão – balão junino - e predadores da cultura pela utilização desses veículos denigrem o ícone da cultura brasileira, arte genuína do brasileiro.

        Na retórica depreciativa invocam o Art. 42 da lei 9.605/98, mas fingem desconhecer que esta norma oportunista viola a Constituição Brasileira e nos seus argumentos enganosos afirmam que este astro pode causar incêndio, pode derrubar avião e pode matar e fecham o discurso ofendendo a dignidade dos seus artífices, num processo de intimidação pouco comum nas práticas adotadas pelo jornalismo.

        Para cumprir este papel de desonrar as coisas do povo, também serve o jornalismo? 

        Mas, diz a sabedoria popular: “o que é do homem bicho não come”.

        Sobre isenção as Org. Globo afirma:
 
n) As Organizações Globo são entusiastas do Brasil, de sua diversidade, de sua cultura e de seu povo, tema principal de seus veículos. Isso em nenhuma hipótese abrirá espaço para a xenofobia ou desdém em relação a outros povos e culturas;

            A partir desse documento é o que se espera.



        Humberto Pinto Cel



fato2
fa.to2
sm (lat factu) 1 Coisa ou ação feita. 2 Acontecimento, sucesso. 3 Aquilo de que se trata. 4 O que é real. De fato: com efeito. Estar ao fato: estar ciente, ser sabedor.


informação
in.for.ma.ção
sf (lat informatione) 1 Ato ou efeito de informar. 2 Transmissão de notícias. 3 Comunicação. 4 Ação de informar-se. 5 Instrução, ensinamento. 6 Transmissão de conhecimentos. 7 Indagação. 8 Opinião sobre o procedimento de alguém.

notícia
no.tí.cia
sf (lat notitia) 1 Conhecimento, informação. 2 Nova, novidade. 3 Escrito de pouca extensão sobre um assunto qualquer. 4 Anúncio. 5 Exposição sucinta de um sucesso; resumo. 6 Memória, lembrança. 7 Nota, observação, apontamento. 8 Noção, conhecimento. N. em primeira mão: notícia ainda não divulgada e que se ouve pela primeira vez; furo jornalístico. N. de última hora: a mais recente, a que se colhe na ocasião de imprimir-se um jornal. É notícia: tem importância, para o público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário