quarta-feira, 10 de agosto de 2011

OGLOBO: UM JORNALISMO DE VERDADE... (3)

 

OS ATRIBUTOS DA INFORMAÇÃO DE QUALIDADE

Para que o jornalismo produza conhecimento, que princípios deve seguir? O trabalho jornalístico tem de ser feito buscando-se isenção, correção e agilidade. Porque só tem valor a informação jornalística que seja isenta, correta e prestada com rapidez, os seus três atributos de qualidade.

1) A isenção:

Isenção é a palavra-chave em jornalismo. E tão problemática quanto “verdade”. Sem isenção, a informação fica enviesada, viciada, perde qualidade. Diante, porém, da pergunta eterna – é possível ter 100% de isenção? – a resposta é um simples não. Assim como a verdade é inexaurível, é impossível que alguém possa se despir totalmente do seu subjetivismo. Isso não quer dizer, contudo, que seja impossível atingir um grau bastante elevado de isenção. É possível, desde que haja um esforço consciente do veículo e de seus profissionais para que isso aconteça. E que certos princípios sejam seguidos.


        Comento:

“Para que o jornalismo produza conhecimento, que princípios deve seguir? O trabalho jornalístico tem de ser feito buscando-se isenção, correção e agilidade. Porque só tem valor a informação jornalística que seja isenta, correta e prestada com rapidez, os seus três atributos de qualidade”.

        Conhecimento é ato ou efeito de conhecer. O jornalismo não produz conhecimento, ele trabalha o acontecimento: “aconteceu, virou notícia”. O jornalismo elabora e divulga a notícia originária de fato ou de pessoa, para outras pessoas, o chamado público geral. Em tese o jornalismo conhece primeiro, elabora de acordo com certos princípios e divulga o conhecimento. Importante observar que a notícia é recebida por pessoas de idades e aptidões diferentes.

        Com o advento da Internet o jornalismo empresarial perde o monopólio da informação, pois a web permite a cada um conhecer e divulgar o fato e pessoa que possam ser notícia, no momento.


1) A isenção:

Isenção é a palavra-chave em jornalismo. E tão problemática quanto “verdade”. Sem isenção, a informação fica enviesada, viciada, perde qualidade. Diante, porém, da pergunta eterna – é possível ter 100% de isenção? – a resposta é um simples não. Assim como a verdade é inexaurível, é impossível que alguém possa se despir totalmente do seu subjetivismo. Isso não quer dizer, contudo, que seja impossível atingir um grau bastante elevado de isenção. É possível, desde que haja um esforço consciente do veículo e de seus profissionais para que isso aconteça. E que certos princípios sejam seguidos”.

        O que é a informação isenta?

       A isenção é um ato de reação, condicionado a personalidade e ao caráter, que se exime de fato ou de pessoa. Ser imparcial diante da controvérsia. Assim a informação isenta pode ser aquela produzida sem tendência para um lado ou para outro lado, para reflexão de outros na formação dos seus juízos. No profissional do jornalismo é um ideal.

“Sem isenção, a informação fica enviesada, viciada, perde qualidade”.

        Essa tem sido a tendência da mídia viciada (político-ideológica) na obstinada perseguição ao balão – balão junino - prática fundada na arte, no folclore e na cultura da nossa gente, garantida por princípios prescritos na Constituição da Republica Federativa do Brasil (Art. 5, incisos: IV e IX e Art. 215 e 216).

        Sim, a isenção pode ser atingida:

 “isso não quer dizer, contudo, que seja impossível atingir um grau bastante elevado de isenção. É possível, desde que haja um esforço consciente do veículo e de seus profissionais para que isso aconteça. E que certos princípios sejam seguidos”,

        Em outras palavras: desde que o profissional que faz a notícia seja isento e não esteja atrelado a qualquer outro interesse prejudicial à imparcialidade.


isenção
i.sen.ção
sf (lat exemptione) 1 Ato de eximir. 2 Ato de esquivar-se. 3 Altivez. 4 Privação, renúncia. 5 Abnegação. 6 Nobreza de caráter. 7 Estado ou condição do que é isento


Humberto Pinto Cel



Nenhum comentário:

Postar um comentário