quarta-feira, 6 de julho de 2011

A REINVENÇÃO DA RODA



        Na verdade não caem bem as expressões de alguns comunicadores da mídia televisiva para estigmatizar o baloeiro:

        "Baloeiro é gangster";
        "Baloeiro é marginal";
        "Baloeiro é bandido";
        "Baloeiro é criminoso"...

        Não é nada disso.

        O próprio artigo 42 da Lei 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, de redação apressada e improvisada utiliza palavra incerta, por descuido ou desconhecimento, para definir a ação daquele que se dedica à prática dessa arte universal e milenar entendida como patrimônio cultural imaterial.

"DOS CRIMES CONTRA A FLORA"
 “Fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento urbano.
Pena - Detenção de 1 (hum) a 3 (três) anos, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente."

        Ora, qualquer coisa produzida derivada da criatividade do ser humano e desenvolvida pelas suas aptidões mentais e físicas, sem uso de meio auxiliar mecânico, não deve estar incluída na ação de fabricar.

        O que diz o dicionário Michaelis:

fabricar
fa.bri.car
(lat fabricari) vtd 1 Produzir, fazer por processos mecânicos: Fabricar papel. vtd 2 Construir, edificar: Fabricara uma olaria. vtd 3 Cunhar: O governo fabricou moedas de R$ 0,50. vtd 4 Engendrar, idear, maquinar: Fabricaria poesias modernas. Fabricar testes de inteligência e pedagógicos. vtd 5 Causar, provocar: Fabricara a falência de sua empresa. vint 6 Aplicar-se a uma fabricação: Antes comprava, agora fabrica. 
         

            O Artesão é o amador ou profissional, em geral sem formação técnica, que trabalha individualmente na produção manual e daí obtém o seu reconhecimento. Então, o correto é reconhecer o baloeiro como fazedor de balão: arte plástica. 

fazer
fa.zer
(lat facere) vtd 1 Criar, dar existência ou forma a; produzir: Deus fez o mundo em seis dias. vtd 2 Fabricar, manufaturar: Fazer papel.



Balão: Bartolomeu de Gusmão e a Corte de Portugal



        Assim, o baloeiro é um artesão, ou melhor, o baloeiro é um artesão-artista, como se quer demonstrar e jamais um anti-social como querem os pretendentes à reinvenção da roda.


        Humberto Pinto Cel




Nenhum comentário:

Postar um comentário