A capacidade de fazer
Intuição
Imaginação
trabalho
Arte
Exposição
Confraternização
Toda oposição ao balão - balão junino - é fruto da Inveja
"A inveja pode ser definida como uma vontade frustrada de possuir os atributos ou qualidades de um outro ser, pois aquele que deseja tais virtudes é incapaz de alcançá-la, seja pela incompetência e limitação física, seja pela intelectual". Wikipédia
No interesse comercial, o empresário de televisão, na sua auto pretensão, rejeita o balão, pois a televisão precisa do público em casa, diante da telinha. O balão leva o público - milhares - para os locais de soltura e assim, prejudica os interesses dos anunciantes e os seus próprios.
Festas populares conduzem o público para a rua. Exemplo: do carnaval popular de ontem para o desfile das Escolas de Samba de hoje, que reduziram e dominam, de onde tiram fabulosos lucros financeiros. Nada contra o lucro, mas as músicas de carnaval estão extintas porque a televisão conseguiu sufocar o "carnaval de rua".
"Acima de tudo o lucro" é uma visão suicida de desrespeito a arte, ao folclore e a cultura, à gente.
Quando se suprimem as liberdades afasta-se da paz social e adentra-se no caminho da violência.
O balão - balão junino - na falta de imaginação de alguns, parece ser incontrolável, por isso optaram pelo simplismo - a proibição: O Art. 42 da Lei 9605/98 é claramente inconstitucional, mas apresenta o pretexto prático para a condenação, diante da opinião de pessoas:
"que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano".
Ora, isso é ridículo diante do esplendor dessa prática...
Assim como a natureza a cultura também possui seus elementos essenciais de defesa.
Pois, o balão é uma quimera e não se acaba com um sonho...
Humberto Pinto Cel
Nenhum comentário:
Postar um comentário