terça-feira, 26 de julho de 2011

O MITO: BALÃO DERRUBA AVIÃO





Curiosidades da História do Balão

RAÍZES

   Do berço do balão até nossos dias surgem alguns novos registros.

   A viagem da família Polo, italiana, à China no século XIII. A amizade de Marco Polo, com seus pouco mais de dez anos, com Kublai Khan, neto de Gengis Khan, também jovem, da dinastia dos Khan, proporcionou o aprendizado da arte dos balões. Vinte e cinco anos mais tarde, quando retornaram à Itália levaram, para o ocidente, aquele invento.

   Naquela época, em Pekin, na China, bem distante dos nossos olhos, os balões brilhavam nos céus, para reverenciar os mortos e homenagear os imperadores. Em 1306, nesta cidade do oriente, foi lançado um balão por motivo da coroação do imperador chinês Fo-Kien.

Fonte: Internet

  

   Em 1814, a família Pita, da cidade de Betanzos na Galícia, norte da Espanha, solta um balão, de aproximadamente 30 metros, em louvor a São Roque, padroeiro da cidade, festa mantida nos anos seguintes.

  Fonte: livro El Globo de Betanzos de Alfredo Erias Martínez e outros, primeira edição, publicado pela editora Goya Estela, S. L., edição e direção da Biblioteca Artabrorum, Betanzos, Galícia, Espanha, 1996.




A Lei de Newton - O Balão e o Avião

   Não fosse ISAAC NEWTON, (1642 - 1727), físico e matemático Inglês, que publicou estudos sobre as leis da gravitação e da atração, acreditaríamos, hoje, na possibilidade de um avião colidir com um balão de papel ou, mais precisamente, de papel fino...



Lembranças

   Na nossa memória estão gravadas cenas que negam a probabilidade de um avião colidir com um balão. 

   Na década de 1950 a 1960, alguns pilotos decolavam seus aviões, de pequeno porte, de hélice, em dias festivos de junho, com muitos balões nos céus do Rio de Janeiro e permaneciam algum tempo destruindo os balões que flutuavam no ar. Esse exercício, de perícia aeronáutica, provava a impotência de um simples balão, diante de um bólido que passava a poucos metros do lugar do espaço que ocupava.
   Mesmo assim, a retórica dos que condenam a prática da Arte do balão junino aumentou, ganhou mais um aliado. Hoje definem balão como material bélico, quando propagam, através da mídia convencional, que o balão é uma "mina aérea". Trata-se da técnica de utilizar os meios de comunicação para induzir o medo nas pessoas.

   Oportunamente voltaremos a informar o público sobre essa maldade.
   O balão junino é uma prática do povo, de mais de 300 anos, e nunca derrubou um avião.

   Esta afirmação está inscrita na primeira edição do outdoor da SAB de 1999.




 





    Conheça a  Cartilha do Balão



"A linguagem usada para mostrar o conhecimento aconselha e ensina"

Thomas Hobbes

  

   O Cmte. SCHUBERT LUÍZ GUIMARÃES, coordenador do Grupo de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (GIPAR) da VARIG, reconhece que é muito difícil acabar com os balões e defende a idéia da criação de áreas exclusivas para a prática do balonismo, com o conhecimento de sua localização, para que o Ministério da Aeronáutica possa avisar as empresas aéreas. Sugere, também, a colocação de uma placa refletora nos balões, a fim de que sejam detectados pelos radares dos órgãos de controle do tráfego aéreo.

Fonte: Rosa dos Ventos, publicação mensal do grupo VARIG, número 143, página 11, junho de 1996.

SAB. Caro Comandante SCHUBERT, ficamos agradecidos pela sua palavra de bom senso. Quem sabe um dia esse entendimento possa valer para o resgate dos valores da nossa cultura popular e para o respeito das tradições mais caras da nossa gente, particularmente, o "balão junino".



As Festas Juninas e o Balão Junino
   Os festejos juninos da cidade de Caruaru, agreste de Pernambuco, Brasil, acontecidos no mês de junho/1999, entre outras atrações, realizou no dia 12, o encontro nacional de baloeiros e fogueteiros.

Fonte: "Na Poltrona", Revista de bordo da Viação Itapemirim, Ano 1 - n. 2 - jun/99, página 12.





        Humberto Pinto Cel






3 comentários:

  1. Um aro da boca do balão batendo contra uma aeronave a 500 ou 700 km por hora pode derrubar um avião, é um projetil equivalente a um tiro de ponto 50. Além disso, balões podem provocar incêndios em matas e residencias. Isso é um ato criminoso previsto por lei. Ponto final.

    ResponderExcluir
  2. sem comentarios ao pilotos que não podem ver um balão a 10km de distancia se podemos ver um balão muito alto e aos ignorantes que acham que um balão não pode ser visto a tempo de ser desviado caralho como o povo é ignorante e burro

    ResponderExcluir
  3. sem comentarios ao pilotos que não podem ver um balão a 10km de distancia se podemos ver um balão muito alto e aos ignorantes que acham que um balão não pode ser visto a tempo de ser desviado caralho como o povo é ignorante e burro

    ResponderExcluir